30 de novembro de 2009

PREFEITO ALEXANDRE DANTAS ESTÁ DE ANIVERSÁRIO

Quem está de aniversário hoje, dia 1º de Dezembro, é o Prefeito de nossa cidade Alexandre Dantas de Medeiros. Homem bem quisto na nossa comunidade Alexandre Dantas recebe os parabéns dos amigos e correligionários. Desejamos ao nosso Prefeito muitos anos de vida cheios de paz, saúde e união!

29 de novembro de 2009

MENGÃO VENCE DO CORITHIANS E É LÍDER

O Flamengo derrotou o Corinthians por 2 a 0, neste domingo, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e, com a combinação de resultados da rodada, está a uma vitória do hexacampeonato brasileiro. Os gols de Zé Roberto e Léo Moura, somados à derrota do São Paulo por 4 a 2 para o Goiás, no Serra Dourada, colocaram o time rubro-negro na ponta a uma rodada do fim da disputa.

Com a necessidade da vitória, e enfrentando um adversário sem mais pretensões na competição, o Flamengo começou partindo pra cima. Logo aos quatro minutos, Álvaro subiu mais do que todos, após um escanteio cobrado da direita, e acertou a trave de Felipe. Sem Adriano, Andrade manteve o jovem Bruno Mezenga na frente e colocou Zé Roberto para flutuar no ataque.

Aos 25 minutos, o atacante Ronaldo, considerado o principal personagem da partida por conta de sua relação turbulenta com a torcida flamenguista, lesionou a coxa direita e teve que ser substituido. Um minuto depois, Toró fez um lançamento perfeito para Zé Roberto, que invadiu a área e abriu o placar para o Rubro-Negro, deixando a maior torcida do Brasil mais perto da liderança.

No finalzinho do primeiro tempo, a linha defensiva do Fla passou por dois grandes sustos. Primeiro com Defederico, que driblou Bruno e sem goleiro chutou para o gol, que só não aconteceu porque Angelim afastou em cima da linha. Na segunda, Chicão cobrou falta perigosa no angulo e Bruno fez uma bela defesa, garantindo que o Rubro-Negro fosse para o vestiário na liderança do Brasileiro, já que o São Paulo perdia para o Goiás, no Serra Dourada.

A segunda etapa começou como a primeira, com os dois times lutando muito. Talvez por ter conseguido abrir o placar no primeiro tempo, o Flamengo voltou do intervalo um pouco mais recuado, dando espaço para o Corinthians, mas sem ser muito ameaçado. Aos 23 minutos, ao mesmo tempo em que o árbitro expulsava o zagueiro do Corinthians Chicão após falta em Fierro, a torcida rubro-negro comemorava o terceiro gol do Goiás no São Paulo.

O Flamengo conseguiu segurar a bola até o final da partida, sem dar chance para o time paulista conseguir a reação. Aos 44 minutos, Léo Moura sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou e marcou o segundo do Fla. Antes da cobrança, um torcedor invadiu o gramado, mas acabou detido. Quando o árbitro Evandro Rogério Roman apitou pela última vez no jogo, os torcedores e jogadores rubro-negros puderam comemorar a liderança do Brasileiro.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Grêmio, no próximo domingo, no Maracanã, que estará lotado, já que todos os ingressos para a partida já foram vendidos. Caso vença, o time acabará com o jejum de 17 anos sem o título nacional. O Corinthians apenas cumprirá tabela diante do Atlético-MG, no Mineirão.

PROGRAMA CASA DA FAMÍLIA CRAS SERÁ IMPLANTADO EM JANEIRO DE 2010 EM CARNAÚBA DOS DANTAS


CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: O CRAS é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada do cidadão à rede de proteção social básica. Trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades sociais.

Conversamos com a assistente social Jucilene Barbosa a qual confirmou a implantação do programa no município. “É um Centro de Referência da Assistência Social, mais conhecido como "Casa da Família". É um espaço destinado à prestação de serviços sócio-assistênciais e de desenvolvimento do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que é um serviço continuado de proteção social básica”, relata.

COMO FUNCIONA O CRAS: Os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização. Cada unidade do CRAS conta com: coordenador, assistentes sociais, psicólogos, auxiliar administrativo, fisioterapeutas e advogado, sendo que os fisioterapeutas e o advogado atendem através de agendamento. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

A QUEM SE DESTINA: O atendimento do CRAS é direcionado às famílias do município, de 2ª a 6ª feira, das 08:00 h às 17:00 h, com a acolhida inicial feita pelos assistentes administrativos e posteriormente, encaminhados para os técnicos de referência.

AÇÕES: O CRAS desenvolve ações de inclusão sócio-familiar-comunitário através de: Acolhida e recepção, Escuta e encaminhamento, Oficinas de geração de renda, Grupos diversos (criança, adolescente, adulto e idosos) dentre outros. O local inicialmente seria o centro de valorização da vida – CVVIDA.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTA LUZIA - CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO/MONTE DO GALO

Dia 03 de Dezembro
Abertura da Festa de Santa Luzia
Palco: Ministério de Música Mensagem Divina

Dia 04 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Palco: Louvor com a Banda Cavaleiros de Cristo

Dia 05 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Leilão em frente a Capela

Dia 06 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Dia 07 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Palco: Teatro do PETI
Teatro (Irmã Maria de Jesus)

Dia 08 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Palco: Estrelas do PETI

Dia 09 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Palco: Banda Francisco Hermínio
Joelson e Dias
Valério (voz e violão)

Dia 10 de Dezembro de 2009
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Bingo em frente a Capela

Dia 11 de Dezembro
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Palco: Paulo Lúcio, Ana Teresa e Flávio Lúcio

Dia 12 de Dezembro de 2009
Novena na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Leilão em frente a capela

Dia 13 de Dezembro de 2009
Procissão e missa de encerramento da festa de Santa Luzia

I SARAU POÉTICO CARNAUBENSE

FESTA DE 2 ANOS DE JAMILLY

ADOLESCÊNCIA: MAGIA, ENCANTAMENTO OU PREOCUPAÇÃO?

Vamos falar de um assunto que atinge 100% da população. Isso mesmo: adolescência. Muitos autores dedicam suas vidas escrevendo livros que ajudam pais e familiares a entender um pouco sobre essa fase da vida considerada tão difícil e complicada.

É certo a dificuldade de compreendermos os adolescentes, mas como será que eles reagem nessa fase da vida? Convido você amigo leitor, especialmente, os mais adultos, que já passaram pela adolescência, a rever comigo alguns conceitos e em cada um deles, lembre-se da sua adolescência, para ver se o seu comportamento era tão diferente dos jovens de hoje em dia.

Os adolescentes costumam desobedecer ordens, criam seus próprios conceitos e dificilmente acreditam naquilo que os adultos dizem, querem experimentar para ver se é realmente verdade.

Limitar a idade de o adolescente se apaixonar é um grande erro, não podemos controlar os sentimentos de ninguém, nem os nossos, nem os dos outros. O que pode ser feito é conversar, orientar o que é certo e o que é errado.

Falar sobre namoro, esse é o assunto preferido entre os adolescentes entre 12 e 15 anos. É o que chamamos de momento da descoberta. Por isso não se assuste se perceber que seu (a) filho (a) está apaixonado (a), pois com certeza ele (a) terá que passar por esse momento mágico, assim como nós passamos.

Não podemos evitar que os nossos filhos passem pela adolescência, por isso, só resta a nós pais, conversar e orientá-los a seguir o melhor caminho.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE TEMA DAS DROGAS EM ACARI

A Câmara Municipal de Acari promoveu na última quinta-feira (26) uma audiência pública envolvendo a temática das Políticas Públicas de Combate as Drogas. O lodo evento foi ouvir a comunidade e formar um grupo de colaboradores que participará do conselho municipal antidrogas.

A iniciativa contou com a participação dos vereadores, prefeito Antônio Carlos, chefe de policia do município Sargento Francklin, do secretário executivo do Conselho de Entorpecentes do RN (CONEN) Sargento Vantuil, secretários, diretores escolares, e de diversas entidades representativas. O presidente da Câmara, Ismael Medeiros, após declarar aberta a audiência falou da preocupação de discutir um tema tão pertinente e urgente na atual sociedade. “Precisamos nos unir, pois a sociedade pede uma reação das autoridades. Não podemos transferir as nossas responsabilidades, este assunto tem que ser preocupação de todos nós”, disse.

Após a abertura dos trabalhos foi iniciado um ciclo de palestras que contou com a participação dos representantes do CONEN. O 2º Sargento da Polícia Militar Vantuil José Carvalho, mostrou a necessidade da criação dos conselhos antidrogas e da criação das guardas municipais. Em seguida Murilo Vieira, responsável pela comunidade Nova Aliança, que trata da recuperação de jovens dependentes químicos, falou do trabalho que tem feito recuperando vidas. Finalizando a audiência o professor e Psicanalista Clínico, Stênio Saraiva, mostrou como as drogas destroem a vida do ser humano e todo o seu organismo.

A audiência pública foi fomentada numa sessão legislativa por iniciativa da vereadora Stella Fernandes e apoiada por todos os edis. Ao final das atividades alguns dos presentes assinaram uma lista se comprometendo em ajudar no conselho municipal antidrogas.

28 de novembro de 2009

DECISÃO DO CONSELHO DIRETOR DO BANCO DO BRASIL DETERMINA A INSTALAÇÃO DA AGÊNCIA DA INSTITUIÇÃO EM CARNAÚBA DOS DANTAS

Decisão do Conselho Diretor do Banco do Brasil determina a instalação da agência da instituição em Carnaúba dos Dantas. O anúncio foi feito à senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), que solicitou a ampliação do atendimento do Banco em todo o Estado.
O encontro da senadora ocorreu na sede do Banco, em Brasília, com o diretor da Unidade de Gestão de Canais do Banco, Ideraldo Leitão. O diretor afirmou que os recursos sairão da Lei Orçamentária Anual (LOA) e serão liberados ainda em 2010. “Hoje temos agências do Banco do Brasil em 145 municípios dos 167 existentes no RN. O Banco percebe o crescimento econômico do Estado e por isso atendeu ao pleito para a ampliação do número de agências”, disse Leitão.

Zeca Pantaleão recebeu da senadora Rosalba Ciarlini, a noticia de mais um grande empreendimento conquistado para os Carnaubenses e confirmou a Zeca, que estará presente na inauguração, ficou animada com o anúncio da agência, afirmando que haverá ainda mais crescimento econômico na Cidade de Carnaúba dos Dantas. “Essa iniciativa é muito importante como fomentadora do desenvolvimento, além de garantir melhor estrutura para atender melhor a população”, destacou.

PROGRAMA BNB DE CULTURA SELECIONA 258 PROJETOS NO NE; 37 NO RN

Um total de 258 projetos, entre 2.974 inscritos, foi selecionado pelo BNB de Cultura (Edição 2010). O Programa apoia a produção e difusão da cultura nordestina, por meio de seleção pública de projetos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Artes Integradas ou Não-Específicas. A lista de projetos selecionados está disponível no portal do BNB (www.bnb.gov.br).

Do total de 258 projetos, foram aprovados 51 de Artes Cênicas, 39 de Artes Visuais, 23 de Audiovisual, 35 de Literatura, 57 de Música e 53 de Artes Integradas ou Não-Específicas. Os 258 projetos selecionados procedem de 127 cidades diferentes.

Entre 314 inscritos no Rio Grande do Norte, foram contempladas 37 propostas, de 16 municípios, sendo nove de Artes Cênicas, cinco de Artes Visuais, dois de Audiovisual, cinco de Literatura, sete de Música e nove de Artes Integradas ou Não-Específicas. O Estado foi o terceiro em número de projetos selecionados, depois da Paraíba e Bahia.

A lista de cidades norte-rio-grandenses com projetos contemplados abrange: Acari, Alexandria, Angicos, Apodi, Assu, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Ceará-Mirim, Cruzeta, Currais Novos, Dr. Severiano Melo, Extremoz, Felipe Guerra, Goianinha, Japi, Jardim do Seridó, José da Penha, Lages Pintadas, Lagoa Nova, Lajes, Luis Gomes, Macaíba, Macau, Major Sales, Martins, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Paraná, Parelhas, Pau dos Ferros, Pedro Velho, Pilões, Riacho da Cruz, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, São Pedro do Potengi, São Tomé, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Tangará, Tenente Ananias e Tibau do Sul.

Para a seleção dos projetos culturais, segundo a assessoria do Banco, foram considerados os seguintes critérios: qualidade técnica e/ou artística; atendimento de interesse da comunidade; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB (região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo), menos providos de atividades culturais; formação ou aperfeiçoamento profissional; viabilidade físico-financeira; condições de sustentabilidade; ineditismo da proposta; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB e do BNDES junto à sociedade.
da Redação do Diário de Natal

VEJAM O DESCASO COM A LIMPEZA PÚBLICA DE ACARI

ACARI JÁ NÃO É MAIS A MESMA.
Predio da Sec. de Obras

A cidade de Acari no Rio Grande do Norte, que em minha opinião está entre as cidades mais bonitas do estado. Acari sempre manteve uma fama que muitas cidades gostariam de ter e, não tiveram a capacidade de ser, o titulo de a cidade mais limpa do Brasil.

Realmente, ela sempre fez jus a esse titulo, pela limpeza e a organização de suas ruas e avenidas, o cuidado que seu povo sempre demonstrou ter com a cidade e, a preocupação com a limpeza.

Predio da Sec. de Obras

Essa pequena cidade, mas, que sempre teve um grande potencia de organização parece que nos últimos anos vem passando por uma transformação, e essa transformação, já não agrada aos que conhece esse bela terra.

Acari que tem em seu solo uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, que o Açude Gargalheira, cidade que atrai turistas de varias partes do Nordeste, do Brasil e de outros países.

Atualmente já conseguimos vê e observar focos de sujeiras e lixos no nosso município, principalmente, se percorrermos as periferias acarienses, como por exemplo, já conseguimos encontrar esgotos correndo a céu aberto em algumas ruas.

E isso eu constatei há pouco tempo atrás no Conjunto Terezinha Pereira na saída para Jardim do Seridó, o que eu achei uma afronta para a dignidade de nossa terra, a cidade das letras.

Essa terra que sempre teve o devido cuidado de manter os prédios públicos limpos e bem conservados, já notamos os sinais do descaso, com vários prédios as ruínas. A exemplos dos postos de saúde da Beira do rio e da comunidade Vaca Brava.

Agora nos defrontamos com o prédio da Secretaria de Obras em péssimo estado de conservação, sem esquecer que no mesmo prédio funcionam também: o Serviço de Fisioterapia, a Sede dos Agendes de Endemias e o Almoxarifado.

Já se conta vários anos que essa estrutura física não passa não recebe uma ação de melhoramentos, se quer uma pintura nova não recebe a anos.

Em volta do prédio o mato está tomando conta e, o pior, atraindo insetos e que poderão prejudicar a população vizinha.

Conj. novo Acari

Também em estado de abandono encontra-se o Conjunto Novo Acari, localizado no Bairro Pe. José Dantas Cortez

Onde os moradores reclamam da falta de limpeza, nesse Conjunto o mato já toma conta e, o piro, atraindo insetos como muriçocas, cobras, aranhas e etc.

Detalhe: o Bairro Pe. Cortez onde está encravado o o Conjunto Novo Acaria, fica a poucos metros de distancia da Secretaria de Obras.

Só para que não fique duvidas, a Secretaria de Obras é a responsável direta pela limpeza da cidade e a conservação e manutenção dos prédios públicos, o mau exemplo começa exatamente por onde devia da o bom exemplo. Em resumo, Acari já não é mais a mesma.
Fonte: dandriell@yahoo.com.br

27 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO DE CORPO E ALMA COM RÚBIA RAQUEL

Amigos leitores, vamos continuar o nosso assunto escolar. O mês passado, falamos sobre as decisões escolares e sobre o apoio que devemos dar aos nossos filhos. Esse mês vamos falar sobre o acompanhamento escolar, isso mesmo, amigos pais e familiares, chegou a hora de analisarmos o desempenho escolar dos nossos filhos.

Durante o ano letivo, por muitas vezes, nos ocupamos com mil e uma atividades e, esquecemos de rever as tarefas de casa dos filhos, de analisar o seu desempenho escolar, de conversar sobre as dificuldades apresentadas. Pois é, mas agora não dar mais para adiar esse momento, chegou a hora de analisar o que ainda pode ser feito pelos estudos dos filhos.

Em primeiro lugar, devemos priorizar o diálogo, principalmente se o resultado que você recebeu foi negativo, não adianta nada levantar a voz ou querer corrigir os erros passados com agressões e castigos, o que tem a ser feito nesse momento é um diálogo aberto.

Em segundo lugar, procure entender as causas do prejuízo (notas baixas) e encontrar meios para solucionar. Quem sabe meia hora do seu tempo por dia ajude seu filho a se recuperar.

Em terceiro lugar, organize o seu tempo e o tempo do seu filho, para que juntos consigam superar as dificuldades. Você não entende o assunto que seu filho estuda? Não se preocupe, pense em alternativas que o ajude, como por exemplo, aulas de reforço de um profissional ou até mesmo de um colega da escola.

Difícil tomar essas atitudes? Não amigos pais e familiares. Difícil será olhar para o fracasso do seu filho e perceber que você não fez nada para evitá-lo. Pense nisso e reaja!

Fonte: Rúbia Raquel

CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS


MATÉRIAS DISCUTIDAS E APROVADAS PELOS VEREADORES.

Foi realizada no último dia 26 de Novembro de 2009, a 15ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo, onde foram discutidas e aprovadas as seguintes matérias:

REQUERIMENTO Nº 065/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICITANDO DA EXMª SRª SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARIA DO DESTERRO GONÇALVES SANTOS, A INSERÇÃO DA DISCIPLINA TURISMO, NA JÁ EXISTENTE CULTURA, FORMANDO A NOMENCLATURA DISCIPLINA CULTURA E TURISMO, NA GRADE CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, A PARTIR DE 2010.

INDICAÇÃO Nº 077/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICITANDO DO EXMº SR. WÁLTER GASI, DIRETOR PRESIDENTE DA CAERN (COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE), QUE SEJA FEITA A CONTINUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DA RUA MANOEL MARTINIANO DANTAS, NO BAIRRO DOM JOSÉ ADELINO DANTAS, EM NOSSO MUNICÍPIO.

INDICAÇÃO Nº 078/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICITANDO DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL E DO GERENTE MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS QUE SEJA FEITA A CONTINUAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO E DO SANEAMENTO BÁSICO DA RUA MANOEL MARTINIANO DANTAS, NO BAIRRO DOM JOSÉ ADELINO DANTAS, EM NOSSO MUNICÍPIO.

INDICAÇÃO Nº 079/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO DA EXMª SRª SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARIA DO DESTERRO GONÇALVES DOS SANTOS, QUE SEJA FEITO UM PROJETO ENVOLVENDO AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS, COM A FINALIDADE DE PREMIAR OS ALUNOS QUE OBTIVEREM MELHOR RENDIMENTO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL COM A TITULAÇÃO DE “JOVEM APRENDIZ CIENTISTA” OU “PRÊMIO MELHOR ALUNO” OU PRÊMIO ALUNO QUALIDADE ESTUDANTIL”.

INDICAÇÃO Nº 080/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO DO EXMº SR. SECRETARIO MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS MOACIR EUSTAQUIO DANTAS, QUE SEJA FEITA UMA LIMPEZA NAS RUAS CORONEL QUINCÓ, SÃO JOSÉ E FELINTO LÚCIO DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 081/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO DOS EXMOS SROS. SECRETÁRIOS E OU COORDENADORES DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, CULTURA E TURISMO, AGRICULTURA E CONTADOR DO EXECUTIVO QUE SEJA REALIZADO UMA REUNIÃO QUINTA-FEIRA DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2009, ÁS 14:00H, PARA DISCUTIRMOS JUNTOS O ORÇAMENTO DE 2010 NA REUNIÃO DA COMISSÃO.

_______________________________

ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS

Presidenta

__________________________________

Casa Legislativa “Antonio Petrônilo Dantas”

Rua Juvenal Lamartine, 200A – Centro – (Fax (84) 3479-2304/3479-2135

CEP 59.374-000 - Carnaúba dos Dantas/RN

E-mail: cmcdantas@hotmail.com