31 de maio de 2012

DEPUTADO GEORGE SOARES PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO PÓLO CERÂMICO EM PARELHAS












O Deputado Estadual George Soares (PR), estive participando na tarde desta quinta-feira (31), do I Seminário da Indústria de Cerâmica Vermelha no Seridó.

O evento reuniu empresários e entidades no clube AABB, em Parelhas/RN, focando as principais características que envolvem o pólo cerâmico nos dias atuais.

Depois do evento, o deputado George Soares se reuniu com seus correligionários da cidade de Parelhas, onde discutiram os prováveis nomes para disputar nas eleições de 2012 no município parelhense.

PARELHAS SEDIOU I SEMINÁRIO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA





















A cidade de Parelhas sediou nesta quinta-feira (31), o 1º Seminário da Indústria de Cerâmica Vermelha no Seridó. O evento foi realizado na sede da AABB, reunindo empresários e entidades.

Na programação, várias palestras foram ministradas com o tema voltado para o pólo cerâmico, valorizando os responsáveis pela geração de emprego e renda em toda a região do Seridó.

O referido evento foi uma realização do Sebrae, Instituto Nacional de Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo Federal. Conta com vários parceiros, dentre eles a prefeitura de Parelhas.

ESTAMOS ATUALIZANDO TODAS AS FOTOS

MÉDICOS: FÁTIMA APRESENTA EMENDAS SUPRESSIVAS À MP 568‏



Para garantir os direitos já adquiridos pelos médicos e demais profissionais da saúde que atuam em atividades insalubres e perigosas, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) apresentou duas emendas supressivas à Medida Provisória 568/12, de autoria do Poder Executivo. Fátima defende a retirada do Artigo 44 (e anexos), e dos artigos 86 e 87 da Seção XXIV da MP.

A Medida Provisória 568/12, em tramitação na Câmara dos Deputados, trata de alterações em planos de carreira e tabelas salariais que beneficia cerca de 15 entidades representativas em diversos órgãos públicos. Mas, reduz em 50% os salários dos médicos e veterinários e transforma insalubridade e periculosidade em valores fixos, não mais percentuais sobre salário.

A primeira emenda apresentada por Fátima suprime do texto da MP 568/12, os seus Artigos 86 e 87 da Seção XXIV. “Os dispositivos vem de maneira incisiva alterar sobremaneira o Artigo 68 da Lei 8112 de 1990 – RJU, no que tange à insalubridade e periculosidade, sem, contudo ter sido objeto de negociação ou sequer debate com as entidades representativas dos trabalhadores no serviço público”.

A deputada acredita que a redução em termos financeiros dos adicionais não inibirá o trabalhador em se expor aos riscos, posto que estes na maioria das vezes são inerentes ao fazer cotidiano de suas funções. “O resultado então será tão somente a redução da verba compensatória pelo risco, e que em momento algum dá conta da cobertura à saúde, se acometido de qualquer enfermidade ou acidente. Visa a norma tão somente minimizar o custo da despesa de pessoal e não tratar da essência do direito à vida, como deveria estar tratando”.

A segunda emenda retira o Artigo 44 e anexos. O Artigo introduz jornadas de 40 e 20 horas com salários proporcionais para os servidores ocupantes de cargo de Médico, Médico/Área e de Médico Veterinário do quadro de pessoal do PCCTAE – Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (instituído pela Lei 11091 de 2005). “Em momento algum o referido plano foi objeto de negociação entre a SRH/MPOG e a Fasubra”, lembra Fátima.

A deputada destaca que o dispositivo fere o direito conquistado por este segmento no que tange a sua jornada de trabalho semanal que hoje é de 20 horas, conforme estabelecido na lei 9436 de 1997.

“Vigorando a MP 586 de 2012 sem a devida supressão do seu Artigo 44 teremos então um conflito, dado que estes profissionais cumprem jornada de trabalho de 20 horas há décadas em função de regulamentação de sua profissão”, reitera Fátima.

Fátima está em constante contato com o líder do governo, Arlindo Chinaglia, que é médico e está bastante sensibilizado, no sentido de que o governo retome negociação com a categoria, faça as devidas correções na MP e assim garanta justiça com os profissionais que cuidam da vida do ser humano, sobretudo dos mais pobres que carecem do SUS.

DEMOCRATAS OFICIALIZA APOIO A ROGÉRIO MARINHO


O Partido Democratas oficializará, nesta sexta-feira (01), o apoio a pré-candidatura do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) à prefeitura de Natal. O evento será realizado no Cuxá Recepções, localizado atrás do hotel Residence, em Lagoa Nova, a partir das 9h30. 
Já confirmaram presença na solenidade, os principais líderes do Democratas no Rio Grande do Norte, entre eles o presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia, a governadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Felipe Maia, deputados estaduais, vereadores e filiados.
Local: Cuxá Eventos e Recepções (Av. Sen. Salgado Filho, 1773, Lagoa Nova – Por trás do Residence)
Data: 01/06/2012  Horário: 9h30

30 de maio de 2012

SESSÕES DA CÂMARA DE JARDIM DO SERIDÓ AGORA SÃO TRANSMITIDAS POR RÁDIO FM DE CARNAÚBA DOS DANTAS



As sessões ordinárias da câmara municipal de Jardim do Seridó agora estão sendo transmitidas ao vivo pelo rádio 93 FM da vizinha cidade Carnaúba dos Dantas, todas as terças-feiras a parti das 17hs30mim. A sessão desta semana será realizada excepcionalmente hoje, quinta-feira, (31).

Com a transmissão pela emissora, agora a população pode ouvir em casa os trabalhos do legislativo, e terão oportunidade de saber de tudo que acontece no município, já que outros meios de comunicação da cidade são impedidos de divulgar as falhas da atual administração pública.

Do Blog: Parabéns a direção da emissora! Até que enfim a população vai ouvir a real situação que se encontra o município através de uma emissora.

FELIPE MAIA CONFIRMA PRESENÇA EM ENTREGA DE AMBULÂNCIA, CARRO SOCIAL E EQUIPAMENTOS PARA PSFS‏



O deputado federal Felipe Maia confirmou ao prefeito Nilton Medeiros que vai prestigiar a entrega de equipamentos para o Programa Saúde da Família (PSF), uma nova ambulância e um carro social a serviço da Secretaria de Saúde de Ouro Branco. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares de iniciativa do filho do senador José Agripino Maia, que foi o federal mais votado de Ouro Branco.
A programação terá início a partir das 20h, do próximo sábado (02) na Praça Governador Aluízio Alves. Animação ficará por canta do Locutor Canidé Homão e o cantor Darlan Alves. O padre Carlos Henrique também fará à benção a nova ambulância, ao carro social e aos equipamentos do PSFs.
“Reconheço o esforço e o mérito do deputado federal Felipe Maia na destinação desses recursos. Pois se não fosse à voz do deputado Felipe, Ouro Branco não seria beneficiada com essa nova ambulância, o carro social e esses equipamentos que vão melhorar o atendimento a saúde do nosso município”, comentou o prefeito Nilton Medeiros. 

CERÂMICAS BUSCAM SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA INOVAÇÃO



As principais soluções tecnológicas para o setor serão discutidas no Seminário da Indústria de Cerâmica Vermelha no Seridó. O evento ocorre no em Parelhas na quinta-feira (31). 
A instalação de tetos móveis nos fornos das indústrias que fabricam os produtos cerâmicos traz benefícios. As estruturas tanto podem servir para aquecer fornos vizinhos quanto para secar telhas. Já a utilização do ar pressurizado otimiza a combustão da lenha, enquanto a mistura de serragem com argila proporciona uma economia de até 20% para as fábricas. Essas são algumas das soluções capazes de aumentar a produção de peças com qualidade e, principalmente, de minimizar o consumo de lenha. As alternativas e inovações tecnológicas para tornar a indústria ceramista mais competitiva de forma sustentável entram em debate na próxima quinta-feira (31), em Parelhas, durante o Seminário da Indústria de Cerâmica Vermelha no Seridó.

No Rio Grande do Norte, existem 186 empresas nesse setor em atividades, 53% delas estão no Seridó, região que apresenta forte tendência ao processo de desertificação em função dos desmatamentos. “Esse evento é importante porque, nessa região, estão concentradas as cerâmicas com os menores índices de adoção da tecnologia no processo produtivo. Queremos mudar esse quadro, levando informação e capacitação”, explica a gestora do projeto da Cerâmica Vermelha no Sebrae-RN, Luana Betícia Oliveira.

A gestora refere-se aos empreendimentos que ainda mantêm fornos caipiras, aqueles mais rudimentares e que consomem mais lenha. As estruturas ainda persistem devido aos custos. Enquanto a implantação do forno redondo custa cerca de R$ 80 mil, o caipira requer um investimento bem menor, R$ 30 mil. Porém, há um preço a pagar pela adoção dessa tecnologia primitiva. Apenas 2% das telhas produzidas nesses fornos são de boa qualidade e o percentual de telhas quebradas e com defeitos pode chegar a até 20%. Em fornos de melhor qualidade, os produtos de primeira linha margeiam 15%.

Dados como esses, que relacionam eficiência e custos, serão apresentados pelo representante do INT, Mauricio Henrique, que integra o programa de Eficiência Energética em Ladrilleras (EELA), que, em português, significa ‘Eficiência Energética em Cerâmicas de Pequeno Porte’. O programa é todo custeado pelo governo suíço, através da Swiss Foundation for TechnicalCooperation (SwissContact), e envolve sete países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru.

A ideia do seminário é estimular o desenvolvimento das empresas de pequeno porte que são produtoras de cerâmica vermelha e que estão em estágio tecnológico pouco avançado, além de contribuir para a implantação de práticas ambientalmente sustentáveis, visando a redução das emissões de gás carbônico. O consultor do EELA, Jorge Luiz Guadalupe, abordará esse assunto em palestra, apresentando os projetos e mercados de carbono.

Já as inovações tecnológicas que podem ser aplicadas no processo produtivo da cerâmica vermelha serão apresentadas pelo consultor da Escola SENAI Mário Amato, Amando Alves de Oliveira. Na programação do seminário, estão também palestras que tratam de problemáticas vividas pela cadeia produtiva, como é o caso do controle das emissões atmosféricas, da legalização florestal para as cerâmicas e do licenciamento ambiental na atividade. A parte de financiamento para o setor também terá um destaque na programação. Três palestras abordam temas ligados às linhas de crédito disponíveis.
O evento, que será realizado na sede da AABB, é uma iniciativa do SEBRAE no Rio Grande do Norte e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com o apoio do SENAI-RN, Banco do Brasil, Associação dos Ceramistas do Vale Carnaúba (ACVC), Associação dos Ceramistas do Seridó (ACESE), Sindicato da Indústria de Cerâmica para a Construção do RN (Sindicer) e prefeitura de Parelhas.

29 de maio de 2012

DIRETOR DA CRUSADER APRESENTA AO DEPUTADO EZEQUIEL, PROJETO QUE INCENTIVA PRODUÇÃO DE OURO EM CURRAIS NOVOS



O deputado Ezequiel Ferreira recebeu na tarde desta terça-feira (29), em seu gabinete na Assembleia Legislativa, um dos diretores da empresa australiana Crusader, Gabriel Guerra. A empresa desenvolve o Projeto Borborema, em Currais Novos, que consiste em uma unidade fabril destinada à produção de ouro na Mina Borborema.
Natural de Currais Novos, Ezequiel conheceu o projeto da Crusader, que vai potencializar o setor mineral do Seridó. “Adiantei que ajudarei sem medir esforços para agilizar o projeto. Um investimento vultoso de R$ 400 milhões e que vai gerar 320 empregos diretos e 1.500 indiretos, precisa de agilidade e a atenção devida”, comentou Ezequiel.
A empresa quer iniciar suas operações em 2014. De acordo com o diretor Gabriel Guerra, a capacidade anual de produção da Mina Borborema é de 5 toneladas de ouro, o que representa cerca de 8% da produção nacional. “O benefício não será só para Currais Novos, mas toda a região Seridó será contemplada”, frisou Ezequiel. Segundo o diretor da Crusader, enquanto o projeto não começa a ser executado, a Crusader vem se dedicando aos estudos, licenciamento e aos trabalhos de engenharia.

FECAM PROMOVE 1° FÓRUM DE FORTALECIMENTO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DURANTE UNALE


A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) em parceria com a Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam) realizam dentro da programação da XVI Conferência da Unale, o 1° Fórum de Fortalecimento das Câmaras Municipais. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, no Centro de Convenções.
Na ocasião, serão debatidos temas relacionados à lei orgânica, prestação de contas, marketing e PEC´s. Para o presidente da Fecam/RN, vereador Edivan Martins, o evento é uma oportunidades para os vereadores esclarecerem suas dúvidas sobre o período eleitoral. “O Fórum será importante para que os vereadores possam conhecer as regras eleitorais deste ano e também aperfeiçoar a sua atuação legislativa”, destaca Martins.
O presidente da Abracam, vereador Rogério Rodrigues, será um dos palestrantes do Fórum e falará sobre a relação das emendas constitucionais com o poder legislativo municipal.

HUTSON ADMITE QUE CASO VEREADORES DEBANDEM PARA SALLY VAI ANALISAR COM O RESTANTE DO GRUPO SE MANTÉM CANDIDATURA


A aproximação do PMDB de Cruzeta para uma composição com o prefeito José Sally (PSB), com o intuito de apoiar o nome do presidente da Câmara, Joaquim de Medeirinhos (PR), vai avançando. Vereadores do partido e o ex-prefeito Geraldo Alves, que detém o controle da legenda, não são mais tão radicais com a ideia, como antes.
O pré-candidato, radialista Hutson Barbosa (PMN) admitiu em contato com o Blog que vai analisar se mantém seu nome na disputa. “Não tenho nada de concreto a declarar. Mas, vai depender como vai ficar alguns segmentos do PMDB. Se alguns continuar apoiando nosso nome, vou manter a candidatura. O eleitorado anda fazendo muita pressão aos vereadores”, revelou o radialista ao Blog. Hutson Barbosa disse também que além do PMN, o PT de Cruzeta e a família da ex-vice-prefeita Das Dores continua com sua candidatura.    

BANDA FERAS REÚNE MULTIDÃO PARA GRAVAÇÃO DO DVD EM COMEMORAÇÃO AOS 33 ANOS DE CARREIRA















Com seu elenco ampliado e repertório diversificado com músicas de qualidade, a super Banda Feras reuniu uma multidão no Clube Acampar em Parelhas para gravação do seu DVD em comemoração aos 33 anos de estrada. A festa foi realizada no último dia 26/05 e contou com uma mega estrutura.

O evento também teve seu cunho social arrecadando cerca de 01 tonelada de alimentos que foram revertidos para a Maternidade e o Abrigo dos Idosos de Parelhas.

A Banda Feras é considerada uma das melhores bandas baile do Brasil, recebendo prêmios a nível nacional por diversas vezes. O grupo ampliou seu elenco e trouxe nessa nova formação mais uma cantora e um cantor, totalizando cinco cantores na equipe escolhida a dedo pelo músico e proprietário Adonis Antônio.

A festa proporcionou um momento de reencontro entre fãs, amigos e familiares que prestigiaram a gravação do mais novo DVD da banda baile mais aplaudida do Brasil.

Fonte: Jean Souza

28 de maio de 2012

PREFEITO IRANILDO PEREIRA CONVERSA COM GOVERNADORA SOBRE SUCESSÃO EM SANTANA DO SERIDÓ



Foi na visita da Governadora Rosalba Ciarlini a Caicó, que o Prefeito de Santana do Seridó Iranildo Pereira (PMDB), aproveitou para conversar com a Governadora sobre as eleições Municipais. 

A Governadora teve o apoio do grupo liderado pelo Prefeito Iranildo nas eleições de 2010 e confirmou ao prefeito que retribuirá o apoio, subindo no palanque do PMDB no município santanense. 

O partido disputará as eleições no Município com uma Chapa puro sangue, tendo o atual Secretário de Saúde Driu como pré-candidato a Prefeito e Berré o atual vice - Prefeito como seu companheiro de chapa, além do apoio da Governadora, Driu terá o apoio do Senador  Ministro Garibaldi Filho, Senador José Agripino, Deputados; Walter Alves e Fátima Bezerra,  e o Partido espera a presença e o apoio do Deputado Henrique Aves no Município, o Prefeito também aproveitou para convidar a Governadora para participar das festividades do 16° Santo Antônio do Povo, que será realizado de 08 a 10 de Junho no Município.  

HUGO DE DUDA CONSTÂNCIA CONQUISTA MAIS DOIS TROFÉUS EM CAICÓ



O município de Carnaúba dos Dantas é um celeiro de vencedores, disso não temos nenhuma dúvida. 

Pois bem, lá em Caicó/RN, onde foi participar de mais um torneio de tiro promovido pelo Clube de Tiro de Caicó, o apaixonado por arma Hugo de Duda Constância não decepcionou e trouxe para a nossa cidade dois troféus: o 1º lugar na categoria Revólver - Classe B e 3º lugar na categoria Revólver - Overall.

O evento foi realizado ontem (27) e contou com a participação de vários atiradores da região.

Vale sempre lembrar que o campeonato de tiro é uma atividade esportiva, inclusive com um legado de participações brasileiras em olimpíadas trazendo para nosso país várias medalhas.
Parabéns, Hugo, pela conquista!

NEGA SE FOI, DEIXANDO SAUDADES AOS AMIGOS E FAMILIARES...



Numa inexplicável fatalidade, a jovem Joseilma Medeiros, tira sua própria vida numa manhã de sol, em pleno domingo. E sem explicações deixa a cidade de Carnaúba dos Dantas, completamente estarrecida, diante de tantas interrogações. 

Por que tinha que ser dessa forma Nega? Por que assim, de forma tão brusca?

Dias se passaram e o vazio do tempo ainda está presente entre seus colegas de trabalho, suas amigas e amigos teimam na incompreensão dos fatos. Como pode alguém que esbanjava alegria e vida, num franco sorriso de 24 horas diárias, na gentileza de atos de bondade, sempre fazendo felizes as pessoas com quem lidava, encantando crianças e adultos, ter cometido tamanha desesperança!

(...) Você nos faz mais tristes, com a sua ausencia! Sei que Deus ganhou sua presença no céu, mas você, Nega, nos faz falta...

Matéria: Jornal Carnaúba Notícias

27 de maio de 2012

POR QUE A CULTURA DE CARNAÚBA DOS DANTAS DEIXOU DE RECEBER APOIO NESSA GESTÃO???
















“SERÁ QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO”? 

EMPRESÁRIO-RADIALISTA É ALVEJADO EM CAICÓ



O empresário Luiz Jurandir, mais conhecido como Carneirinho foi vítima de disparos de arma de fogo, nesta noite de sábado (26) em Caicó. Ele foi surpreendido por dois jovens em uma moto, quando chegava em sua residência, nas proximidades do clube Pingo D’água.

Depois de efetuarem cerca de cinco disparos contra Carneirinho, os dois acusados fugiram do local. Carneirinho, que também apresenta um programa de esportes, de sua responsabilidade, na Rádio Caicó AM, deu entrada na urgência do Hospital Regional ainda consciente.

Uma das balas ficou alojada próxima a coluna vertebral. Ele foi transferido para Natal. A policia ainda não sabe o que motivou a tentativa de homicídio contra o empresário.

O Blog torce e reza pela sua plena recuperação.

CARNAUBENSE TABATTA MURIELLY SE DESTACA NO JUDÔ NORTE-RIOGRANDENSE


 A carnaubense Tabatta Murielly vem se destacando no Judô do estado do Rio Grande do Norte chegando a ganhar Medalha de Ouro em Natal no Campeonato Estadual e Prata em Serra Negra do Norte/RN hoje 26/05 na categoria  –52.
Tabatta é carnaubense filha do casal Zeca de Josuel e Lia de Chica, estuda Histótia (2º ano) na UFRN - Campus de Caicó.
O Blog parabeniza a estudante atleta Tabatta pelo brilhante desempenho obtidos na duas competições que participou. 















Fonte: Tota de Salete

26 de maio de 2012

ESCOLA ESTADUAL JOÃO VILAR ENTREGA MATERIAL DOADO PELO GOVERNO DO RN…


Em clima de alegria e compromisso, a Diretora da ESCOLA ESTADUAL JOÃO VILAR DA CUNHA, DA CIDADE DE SANTANA DO SERIDÓ/RN, PROFESSORA KAHJTA CILENE E EQUIPE, entregaram durante toda semana, material escolar aos estudantes daquela escola, dando respaldo ao programa da SEEC/RN, que vemsendo conduzido em todo estado norteriograndense pelas DIREDS.
Com o lema: ‘É você quem escreve o futuro deste lugar’ , e TEMA: ‘RN caminhando’, ganha força em todo estado potiguar, esse amplo projeto do Governo do RN que entre outras coisas, vem levando aos alunos das escolas estaduais material escolar. O kit com material de uso escolar foi repassado pela SEEC-RN, sendo formado por: ‘Três cadernos de capa dura, um Pen Drive de 2GB e régua’ para o Ensino Médio, além de material, também, para o Ensino Fundamental. Os cadernos são de boa qualidade, oferecendo maior durabilidade no uso pelo estudante.

MISS E MISTER EQUADOR 2012 SÃO ACLAMADOS EM EVENTO DE MODA



















JOÃO PEDRO DIAS, AGORA É BANDA FERAS...



O jovem cronner carnaubense, João Pedro, agora é um dos componentes da Banda Feras, a grande banda baile do brasil, banda parelhense que tantos momentos bons proporcionou a jovens e casais, fazendo a alegria de famílias e comunidades por esse imenso país multicultural.

E o nosso jovem carnaubense, João Pedro, empolado na sua voz grave, rapidamente cresceu, e de menino a rapaz, considerando sua  crescente trajetória, que vai da Banda Som Real e Batuka Muleke, até nos dias de hoje, como componente da Banda Feras, ganha uma merecida oportunidade de mostrar o seu trabalho, a sua voz, levando pelo país afora um pouco de Carnaúba, e um pouquinho da nossa gente, do nosso povo. Um orgulho a mais, entre tantos outros artistas que tiveram oportunidades semelhantes ao “Menino João Pedro”.

Nossa pequena cidade se orgulha, em saber que mais um artista amplia seu espaço, e alça vôo num compromisso que tem dado certo, entre a Feras Produções, da vizinha cidade de Parelhas, e profissionais carnaubenses da área musical. Com certeza será mais um a ser adotado, carinhosamente, pela família Feras e Adonis Antonio... 


Parabéns João Pedro, parabéns Banda Feras!


Matéria: Jornal Carnaúba Notícias

AS PREFEITURAS QUE REALIZARAM OBRAS DE PREVENÇÃO CONTRA AS SECAS NOS ANOS DE CHUVA, TERÃO MENOS DORES DE CABEÇA COM A ESTIAGEM


Mas uma vez a seca atormenta o sertão nordestino. Isso está ocorrendo num ano em que todos os institutos de pesquisas indicavam um ano com muita chuva no Nordeste e após vários anos com índices de chuva acima da média. A seca é um fenômeno natural, porém, suas consequências, estão mais relacionadas à ação antrópica.

É comum ligarmos os noticiários e sair reportagens sobre animais morrendo de fome e de sede no sertão nordestino, o que é um absurdo para os dias de hoje, com tantos avanços tecnológicos. Absurdo porque, enquanto a média de chuva no Nordeste é de 500 milímetros, em Israel a média pluviométrica é de torno de 250 milímetros, e o país é um dos maiores produtores mundiais de alimentos por quilômetros quadrados. Isso ocorre devido à política desenvolvida pelo governo israelense.

Nesses anos que choveram bastante no Nordeste, poucas prefeituras aproveitaram os anos de fartura para prepararem o município para supostas secas. Porém, essas que se prepararam, criando obras de combate à seca, estão com certo alívio em relação as que não realizaram as obras.

Dentre essas obras estão as barragens submersas, a construção de cisternas, poços artesianos e amazonas, o apoio à agricultura familiar, dentre outros.

A construção de barragens submersas é uma das alternativas mais viáveis para o Nordeste, pois, enquanto a média hídrica da região gira em torno de 500 milímetros, a evaporação fica em torno de 2000 milímetros, com uma perda hídrica de 1500 milímetros. Enquanto que nas barragens emersas há um grande volume de perda de água por meio da evaporação, essa perda nas barragens submersas é quase zero, pois, como a água fica represada no subsolo, há pouca ou quase nenhuma evaporação. Os municípios que investiram na construção de barragens submersas aproveitaram os anos de chuva e hoje, nos lençóis freáticos, há água suficiente para a população e os animais escaparem nesse período de estiagem.

A construção de cisternas permitiu o acúmulo de água da chuva, evitando doenças ao consumir água contaminada. A abertura de poços permite que o agricultor realize o plantio por meio da irrigação. Porém, a maioria dos agricultores irrigam suas plantações de forma irregular, ou seja, por meio da aspersão que, além de consumir um grande número de água, contribui para degradar o solo por meio da erosão e da retirada da matéria orgânica. O correto é a irrigação por gotejamento. Esse tipo de irrigação consome pouca água e deixa a planta com mais nutrientes.

O incentivo à agricultura familiar é essencial, pois são os pequenos e médios agricultores quem mais produz alimentos saudáveis para a população, diferente das grandes propriedades comerciais que, além de produzirem para a exportação, usam uma grande quantidade de agrotóxicos.

Porém, nem tudo está perdido. Os prefeitos que já investiam nesses fatores citados anteriormente devem investir cada vez mais, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da população e na geração de emprego e renda. E as prefeituras que não realizaram obras de prevenção contra a seca, o momento é esse, em que as mesmas devem aproveitar as frentes de emergência que irão surgir e investir em obras de combate das secas que virão no futuro.
Professor Marciano Dantas – Natal/RN.

ROSALBA É VAIADA EM PAU DOS FERROS/RN E PROMETE SUSPENDER SALÁRIOS DE GREVISTAS DA UERN














Nesta sexta (25), a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste. Mas a solenidade não foi um "Mar de Rosas" para a gestora potiguar.


Em meio a uma Câmara de vereadores lotada, vários estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), protestaram com faixas pedindo apoio à instituição. E entre a fala das autoridades, principalmente a da governadora, se escutaram vaias e pedidos de apoio a UERN.

Ao som de várias pessoas que gritavam "UERN na rua, Rosalba a culpa é sua",a chefe do executivo estadual deu um resposta aos protestantes. Ela afirmou que se os alunos querem aula eles vão ter aula, pois na próxima terça-feira seria o pagamento dos professores e não vai ter dinheiro já que eles não trabalharam, ou seja, os salários dos grevistas da UERN deve ser suspenso pelo Governo do Estado segundo a própria governadora.
Por LEYSSON CARLOS