7 de maio de 2014

ENTIDADES DE ENFERMAGEM NO RN PEDEM APOIO À COMISSÃO DE SAÚDE PARA 30 HORAS

O presidente da Comissão de Saúde da ALRN, deputado Antônio Jácome, recebeu entidades representativas da Enfermagem no Estado, reivindicando apoio dos parlamentares ao Projeto de Lei 2295/00, que tramita no Congresso. As entidades solicitaram que a Assembleia Legislativa envie uma moção de apoio ao projeto, que aguarda votação na Câmara dos Deputados.
A reunião contou com representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren RN), Sindicato dos Enfermeiros (Sindern), Associação Brasileira de Enfermagem (ABen RN), Sindsaúde e do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde (Sipern).
            As entidades estão engajadas no “Fórum Nacional 30 Horas Já: Enfermagem unida por um único objetivo”. O fórum foi criado em 2008 e reivindica a redução de trabalho de 40 horas para 20 horas semanais. O Projeto de Lei está aguardando ser votado desde 2009. A proposta chegou a constar da pauta de votações em 2013, mas foi retirada.
            O presidente da comissão, deputado Antônio Jácome, considera justa a reivindicação dos profissionais: “Daremos o nosso apoio. Esta é uma luta antiga e os enfermeiros são quem permanecem a maior parte do tempo com os pacientes e muitos deles são mulheres. É justa essa reivindicação e tem todo o nosso apoio”, disse.
            A conselheira fiscal da Aben RN, Sheila Saint Clair, disse que os profissionais reivindicam a redução da carga horária desde a gestão do ex-presidente Café Filho (1954-1955). “Foi arquivado nessa época e depois na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, agora esperamos essa conquista”, disse.

Nenhum comentário: