28 de fevereiro de 2014

DEPUTADO VIVALDO COSTA ENTRA FESTA DO CARNAVAL DE CAICÓ COM BLOCO PSIFOLIA


A cidade de Caicó já vive seus dias de folia com o Carnaval 2014. No segundo dia de festa o deputado Vivaldo Costa (PROS), como faz todos os anos, acompanhou o Psifolia. O Papa Jerimum percorreu todo o circuito carnavalesco acompanhado do vereador Ivanildo do Hospital, amigos e correligionários. 

O Psifolia é puxado pelo Bloco do Magão e reúne usuários do Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de todo Seridó. “A festa que me da mais satisfação participar é do carnaval ao lado do psifolia. Quando jovem médico tomei a firme decisão de ser um aliado das pessoas de necessidades especiais. Construímos os pavilhões, trouxemos médicos psiquiatras e passamos a tratar os pacientes de necessidades como um ser humano comum, sem descriminação. Através de Maria Ribeiro, começamos trazer para rua num processo de inclusão social, ao lado de Magão que sempre nos recebeu bem, e dai este sucesso no segundo dia de carnaval em Caicó. 

Vivaldo aproveitou para convidar todo povo Potiguar para vir brincar no carnaval de Caicó. “Convido todos o povo norte-riograndense a participar do Carnaval de Caicó, este ano está muito animado”, concluiu.

PREFEITURA DE SANTANA DO SERIDÓ REALIZA CARNAVAL DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


A prefeitura Municipal de Santana do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação está realizando o carnaval dos alunos da rede publica municipal de Ensino, as escolas Municipais prepararam com muito carinho a confraternização dos alunos, onde fantasias foram adquiridas, e o mais importante à interação de alunos, pais e escola durante o evento. “Esse é o jeito que achamos de maneira simples e educativa unir nossos alunos em uma festa tradicionalmente Brasileira, e com isso fazer com que nossos pequeninos aprendam nossa cultura e tradição de maneira alegre e de união com os pais, professores e colaboradores de nossa educação” Destacou o Prefeito Dril.

TUDO PRONTO PARA O MAIOR CARNAVAL RURAL DO BRASIL‏

O Povoado Santo Antônio da Cobra, em Parelhas, nunca teve a preocupação de ser um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte, muito menos do Brasil. Mas a folia que reúne famílias de vários lugares do país tem uma fama difícil de ser batida: é o “Maior Carnaval Rural do Brasil”. A afirmação é confirmada por qualquer pessoa que passa pelo lugar, durante o período carnavalesco. “Carnavais muito maiores do que este você encontra facilmente. Mas eu nunca ouvi falar que existe um carnaval dessa proporção em uma zona rural”, afirma o Prefeito Francisco Medeiros.

A festa é procurada, principalmente, pelas pessoas que buscam brincar a folia com segurança e sem preocupação com violência. Durante os quatro dias carnavalescos, circulam no povoado mais de 10 mil pessoas e, até hoje, nunca houve nenhum tipo de ocorrência policial envolvendo furtos, assaltos ou tentativas de homicídio. 

O carnaval também acontece na sede do município, onde em seu segundo ano, acontece o Carnaval “Me Apaixonei”, iniciativa do empresário  Adônis Antônio e que conta com a parceria da Prefeitura Municipal em seu segundo ano.

TERÁ INÍCIO HOJE EM PARELHAS, O CARNAVAL “ME APAIXONEI”


Terá inicio nesta Sexta-feira (28), o Carnaval de Parelhas, que promete ser um dos maiores do RN e que acontecerá nas principais ruas da cidade, reunindo foliões de todas as idades, ao som da Banda Feras, em cima do Trio percorrendo o corredor da folia, e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal  através da Secretária do Turismo, da Cultura e do Esporte. 

De acordo com o Empresário e um dos responsáveis pelo evento Adônis Antônio, o Carnaval que tem como tema "Me Apaixonei" em seu primeiro ano supriu as expectativas dos organizadores, uma vez que os foliões compraram o seu abadá, e optaram por um carnaval seguro, além da animação do Trio Elétrico, a segurança do cordão de isolamento, e a tradicional passagem pelo corredor da folia, e este ano o diferencial será o Palco que será montado na Arena Folia, onde além do Corredor da Folia, fará com que o carnaval “Me Apaixonei” se torne um dos maiores do Estado. 

Nos demais dias de Carnaval, a animação ficará por conta das seguintes atrações: Batuka Moleque; Lane Cardoso; Renato Marinho; Os Mimosos; Iggor Dantas; Aryaxé; Marquinhos Carreira; Yegor Bandolero; Fofô Chicleteiro e Giullian Monte e Deixe de Brincadeira. 

No Povoado Santo Antônio, os foliões se divertirão a partir deste Sábado (01), com as seguintes atrações: Cleyton Pinheiro e Banda; Forró do Penerado; Parcélio e Paulinho & D’estilos; Banda Mistura de Cor e Adelange e Batuka Moleque.

27 de fevereiro de 2014

2.400 POLICIAIS MILITARES ESTARÃO ATUANDO NOS PRINCIPAIS CARNAVAIS DO RIO GRANDE DO NORTE


A cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte concedeu uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (27), na Governadoria, no Centro Administrativo, para detalhar a Operação Carnaval 2014. O evento teve a participação do comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, do comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, da secretária-adjunta da pasta da Segurança Pública e Defesa Social do RN, Maria do Carmo Alves, da diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira, e do delegado-Geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler.

Neste ano, a operação será iniciada nesta sexta-feira (28) e se estende até a quarta-feira de cinzas (5). O reforço do policiamento será feito na capital, região metropolitana, e interior do estado, sobretudo em cidades que terão atrações musicais que aglomeram muito público, como no caso de Natal, Apodi, Alexandria e Caicó, por exemplo. Para isso, 2.400 policiais militares serão designados para atuar a partir do sábado (1º) até a quarta-feira de cinzas (5). De acordo com o coronel Araújo, os policiais envolvidos na Operação Carnaval farão também a segurança suplementar nos presídios potiguares. A polícia de trânsito, que desde janeiro deste ano já apreendeu 803 carteiras de habilitação de motoristas pegos na Lei Seca, também terá atuação em todo o estado.

CRISTOVAL 2014 EM CARNAÚBA DOS DANTAS

JCN FOLIA 2014 – AQUI É SÓ ALEGRIA!


ACESSE: O BLOG JCN FOLIA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS COBERTURAS DO CARNAVAL 2014 NO SERIDÓ!

PREFEITURA DE CRUZETA INICIA PAVIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE REDE DE ESGOTO


A Prefeitura Municipal de Cruzeta/RN iniciou uma importante obra de pavimentação e rede de esgoto na Rua Zé Manuíno (Ramal da Rua João André).

O Prefeito Municipal Nena Dantas esteve visitando as imediações da obra no Bairro Novo Horizonte. “Estamos trazendo mais qualidade de vida para as famílias daquela localidade, dando dignidade ao nosso povo através dessa que considero uma importante obra.” Destacou o Prefeito Nena Dantas na reportagem.

“Nos vivíamos nua situação precária, sem pavimentação, sem rede de esgoto e principalmente sem esperança de quando teríamos o prazer de chama esse pedaço de chão de rua, hoje me sinto mais valorizada e feliz por que em breve me orgulharei da minha rua totalmente restaurada pela atual gestão”, ressaltou uma morador.

A obra é uma meta do prefeito Nena Dantas desde que entrou na Prefeitura e que agora será concluída. Melhorar as condições de mobilidade urbana e primar por uma cidade limpa e bem pavimentada para oferecer melhores condições de vida aos seus moradores é um dos grandes projetos da atual gestão para a cidade de Cruzeta.

Reportagem e fotos: Juquinha JCN

RECOMENDAÇÃO: PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE ACARI


RECOMENDAÇÃO Nº 007/2014-PmJA


                                   O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da Promotora de Justiça signatária, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos artigos 129, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, artigo 6º, inciso XX da Lei Complementar Federal nº 75/93, bem como pelo artigo 201, inciso VIII e §§ 2º e 5º, alínea “c”, da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), 
CONSIDERANDO que, nos termos do art. 201, inciso VIII, da Lei nº 8.069/90, compete ao Ministério Público “zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados a crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis”; 
CONSIDERANDO que por ocasião do Carnaval são realizados inúmeros bailes e celebrações diversas, onde é comum a prática de excessos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, assim como atos de violência; 
CONSIDERANDO que, na perspectiva de evitar a exposição de crianças e adolescentes a tais situações, o art. 149, da Lei nº 8.069/90, conferiu à autoridade judiciária a competência de regulamentar, por meio de portaria, o acesso e a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados de seus pais ou responsável em “bailes ou promoções dançantes” e em “boate ou congênere” (cf. art. 149, inciso I, alíneas “b” e “c” do citado Diploma Legal); 
CONSIDERANDO que, nesta Comarca, já foi expedida uma Portaria Judicial disciplinando o acesso e permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais aos bailes de Carnaval, cabendo aos proprietários dos estabelecimentos onde serão estes realizados e/ou responsáveis pelos eventos respectivos, por si ou por intermédio de seus prepostos, o rigoroso controle de acesso aos locais de diversão, de modo a não permitir o acesso ou a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável, fora dos horários e faixas etárias definidas na regulamentação judicial.

CONSIDERANDO que o descumprimento das disposições da portaria judicial, a título de dolo ou por simples culpa, importa, em tese, na prática da infração administrativa tipificada no art. 258, da Lei nº 8.069/90, sujeitando o proprietário do estabelecimento e/ou responsável pelo evento a uma multa de 03 (três) a 20 (vinte) salários de referência devidamente corrigidos para cada criança ou adolescente encontrado irregularmente no local; 
CONSIDERANDO que bebidas alcoólicas são substâncias  manifestamente prejudiciais à saúde física e psíquica, eis que causam dependência química e podem gerar violência; 
CONSIDERANDO que a ingestão de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes constitui forma de desvirtuamento de sua formação moral e social, facilitando seu acesso a outros tipos de drogas; 
CONSIDERANDO que, em razão disto, é “proibida a venda à criança ou adolescente de bebidas alcoólicas” e que constitui crime “vender, fornecer, ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida”, nos termos dos arts. 81, incisos II e III, e 243, ambos da Lei nº 8.069/90;

CONSIDERANDO que, na forma da Lei e da Constituição Federal, todos têm o dever de colocar as crianças e adolescentes a salvo de toda forma de negligência, assim como de prevenir a ocorrência de ameaça ou de violação de seus direitos (cf. art. 227, da Constituição Federal c/c arts. 4º, caput, 5º, 18 e 70, da Lei nº 8.069/90, respectivamente), o que inclui o dever dos proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos onde serão realizados os bailes e eventos de Carnaval e/ou onde são comercializadas bebidas alcoólicas, bem como seus prepostos, de coibir a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes nas suas dependências, ainda que o fornecimento ou a entrega seja efetuada por terceiros; 
CONSIDERANDO que, por terem o dever legal de impedir a venda ou o repasse a crianças e adolescentes, ainda que por terceiros, das bebidas alcoólicas comercializadas nas dependências de bares, boates e/ou estabelecimentos onde são realizados bailes e eventos de Carnaval, seus proprietários, responsáveis e/ou prepostos podem ser responsabilizados administrativa, civil e mesmo criminalmente pelo ocorrido (nos moldes do disposto no art. 29, do Código Penal), não sendo aceita a usual “desculpa” de que a venda foi feita originalmente a adultos e que seriam estes os responsáveis por sua posterior “entrega” à criança ou adolescente; 
CONSIDERANDO, por fim, que é assegurado o livre acesso dos órgãos de segurança pública, assim como do Conselho Tutelar, representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, aos locais de diversão (o que abrange os estabelecimentos onde serão realizados bailes e eventos de Carnaval abertos ao público), em especial quando da presença de crianças e adolescentes, constituindo crime “impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta lei” (cf. Art. 236, da Lei nº 8.069/90);

RESOLVE RECOMENDAR o seguinte:

1 - Que os proprietários ou responsáveis por clubes, boates, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos onde serão realizados bailes e eventos de Carnaval abertos ao público, com ou sem a cobrança de ingressos, efetuem por si ou por intermédio de prepostos um rigoroso controle de acesso aos respectivos locais de diversão, de modo que não seja permitido o ingresso de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal (tutor ou guardião), em desacordo com as disposições contidas na Portaria Judicial expedida para tal finalidade; 
2 - Que o controle de acesso seja efetuado mediante apresentação dos documentos de identidade da criança ou adolescente e de seus pais ou responsável, bem como, neste último caso, dos respectivos termos de guarda ou tutela; 
3 - Que no caso de falta de documentação ou dúvida quanto à sua autenticidade, o acesso não deve ser permitido; 
4 - Estando a criança ou adolescente com idade inferior à prevista na Portaria Judicial acompanhada de seus pais ou responsável legal, o acesso deverá ser permitido, porém deverão ser estes orientados a levar consigo seus filhos ou pupilos ao saírem, de modo que os mesmos não permaneçam no local desacompanhados, em violação ao disposto na determinação judicial respectiva; 
5 - Que os proprietários ou responsáveis por clubes, boates, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos onde serão realizados bailes e eventos de Carnaval abertos ao público e/ou onde são comercializadas bebidas alcoólicas, bem como seus prepostos, se abstenham de vender, fornecer ou servir bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, afixando, em local visível ao público, cartazes alertando desta proibição e mencionando o fato de constituir crime; 
6 - Que os proprietários ou responsáveis por clubes, boates, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos onde serão realizados bailes e eventos de Carnaval abertos ao público e/ou onde são comercializadas bebidas alcoólicas, bem como seus prepostos, também se empenhem em coibir o fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescente por terceiros, nas dependências de seus estabelecimentos, suspendendo de imediato a venda de bebidas a estes e acionando a Polícia Militar, para sua prisão em flagrante pela prática do crime tipificado no art. 243, da Lei nº 8.069/90; 
7 - Em caso de dúvida quanto à idade da pessoa à qual a bebida alcoólica estiver sendo vendida ou fornecida, deve ser solicitada a apresentação de seu documento de identidade, sob pena de incidência do contido nos itens 5 e 6 desta Recomendação; 
8 - Que seja assegurado livre acesso ao Conselho Tutelar, assim como aos representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário e órgãos de segurança pública aos estabelecimentos onde são realizados bailes e eventos de Carnaval abertos ao público, com ou sem a cobrança de ingressos, para fins de fiscalização do efetivo cumprimento das disposições contidas nas Portarias Judiciais, bem como para evitar e/ou reprimir eventuais infrações que estiverem sendo praticadas, devendo ser aos mesmos prestada toda colaboração e auxílio que se fizerem necessários; 
9 - Que sejam afixadas em local visível, para orientação e conhecimento do público, cópias da Portaria Judicial que disciplina o acesso de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal a seus estabelecimentos, assim como desta Recomendação Administrativa, sendo também recomendável, quando da venda de ingressos e/ou distribuição de convites, ainda que em local diverso, que sejam prestadas as orientações contidas em ambos documentos, em caráter preventivo. 
Se necessário, o Ministério Público tomará as medidas judiciais cabíveis para assegurar o fiel cumprimento da presente Recomendação, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade daqueles cuja ação ou omissão resultar na violação dos direitos de crianças e adolescentes tutelados pela Lei nº 8.069/90, ex vi do disposto nos arts. 5º, 208, caput e par. único, 212, 213, 243 e 258, todos da Lei nº 8.069/90.

Expeçam-se cópias da presente Recomendação aos Destacamentos da Polícia Militar e às Delegacias de Polícia Civil, aos Conselhos Tutelares e aos Prefeitos Municipais de Acari e Carnaúba dos Dantas, devendo os citados gestores promoverem ampla publicidade deste instrumento, encaminhando-se também cópia aos principais blogs das duas cidades. 

Acari/RN, 26 de fevereiro de 2014.
  
Marília Regina Soares Cunha

Promotora de Justiça em Substituição Legal

PROMOTORIA DE JUSTIÇA RECOMENDA A POPULAÇÃO DE CARNAÚBA DOS DANTAS QUE SE ABSTENHA DE REALIZAR BINGOS OU OUTROS JOGOS DE AZAR


O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Acari, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 129, incisos II e III, da Constituição Federal de 1988, pelo artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) e pelo artigo 69, parágrafo único, alínea “d”, da Lei Complementar Estadual nº 141/96 (Lei Orgânica Estadual do Ministério Público), e ainda,

CONSIDERANDO ser função institucional do Ministério Público garantir o respeito aos direitos fundamentais assegurados na legislação, além de promover o inquérito civil e a ação civil pública para a defesa dos interesses difusos e coletivos;

CONSIDERANDO haver chegado ao conhecimento desta Promotoria de Justiça o Ofício nº 004/2014-DPMCD, subscrito pelo Comandante da Polícia Militar de Carnaúba dos Dantas, dando conta de alguns cidadãos que estariam promovendo bingos ilegalmente naquela cidade;

CONSIDERANDO que a realização de bingo, sejam quais forem seus fins, inclusive filantrópicos, é considerada contravenção penal denominada Jogo de Azar tipificada pelo Decreto-lei nº 3.688/41, art. 50, que também penaliza os apostadores;

CONSIDERANDO, que o § 3º do art. 50 do Decreto-lei nº 3.688/41 dispõe que se considera jogo de azar aquele em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte, estando aí incluído o bingo;

CONSIDERANDO que o art. 22, inciso XX, da Constituição Federal estabelece a competência privativa da União para legislar sobre sorteios, tendo o referido ente federal vedado a prática de qualquer espécie de bingo, inclusive os direcionados aos desportos, anteriormente permitidos, com a promulgação da Lei nº 9.981/2000;

CONSIDERANDO que, ainda que tenha o bingo alegada finalidade filantrópica, beneficente ou assistencial, forçoso é reconhecer que a legislação não excepciona da regra proibitiva tal hipótese;

CONSIDERANDO, por fim, caber ao Ministério Público impedir a ocorrência de eventos ilegais que, malgrado detenham certa aceitação social, não deixam de resvalar no ilícito;

RECOMENDA:

Ao Sr. ALDO AREIS DE SOUZA, domiciliado na Rua Alexandre Breno, nº 382, bairro José Clóvis, Parelhas/RN, e à Sra. MARIA LINDALVA SILVA, residente na Rua Coronel Quincó, nº 158, Centro, Carnaúba dos Dantas/RN, que se abstenham de promover a realização de bingos e demais tipos de jogos de azar, em qualquer estabelecimento destinado a essa prática na cidade de Carnaúba dos Dantas, sob pena de responderem judicialmente pelas infrações cometidas;

Ao Ilmo. DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DE CARNAÚBA DOS DANTAS que lavre o pertinente termo circunstanciado de ocorrência acaso fiquem constatadas as práticas de jogos de azar expostas na presente Recomendação, as quais se pretende coibir;

Ao COMANDANTE DO DESTACAMENTO DA POLÍCIA MILITAR DE CARNAÚBA DOS DANTAS que fiscalize diuturnamente a fim de verificar a suposta realização de novos bingos, informando esta Promotoria, em caso de desatendimento ao presente instrumento recomendatório, sobre quem são os responsáveis, seus endereços, bem como horário e data previstos para ocorrência do evento ilegal;

Para tanto, concedo o prazo de 15 dias para prestação das informações quanto às providências adotadas.

O não cumprimento da medida recomendada importará na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Publique-se esta Recomendação no Diário Oficial do Estado, como também encaminhem-se cópias para os principais blogs de Carnaúba dos Dantas.

Remeta-se cópia da presente para a Coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais.

Acari/RN, 26 de fevereiro de 2014.

Marília Regina Soares Cunha

DEPUTADO VIVALDO COSTA CONFIRMA PRESENÇA NO CARNAVAL DE CAICÓ E BRINCA NESTA QUINTA NO BLOCO PSIFOLIA


O maior carnaval do Rio Grande do Norte já começou em Caicó. Quem estará pressente na folia desta quinta-feira (27) é o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS). O Papa Jerimum prestigia o segundo dia da festa momesca, em Caicó, acompanhando o bloco PsiFolia.

Vivaldo há vários anos acompanhando o bloco Psifolia que é puxado pelo Bloco do Magão e reúne usuários do Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de todo Seridó.

SEM ALARDE, ROSALBA ARTICULA COLIGAÇÃO DO DEM, PP, PTB, PMN E PRB PARA CONCORRER À REELEIÇÃO


Enquanto a oposição ainda não tem chapa definida, a governadora Rosalba Ciarlini articula sua campanha à reeleição. Ela topa enfrentar o PMDB com vários partidos, e ainda o seu vice-governador Robinson Faria, que anunciou uma coligação do PSD com o PT.

Além do seu DEM, Rosalba teria o apoio do PP do deputado federal Betinho Rosado, o PTB do secretário de Segurança, Aldair da Rocha, além de trabalhar o PMN do deputado Antônio Jácome e o PRB do presidente da Abraão é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, e até o mês passado era subsecretário de Pesca do Estado. Esses partidos têm quase cinco minutos juntos no tempo de propaganda, quase o do PSD e do PT juntos. Foto: Márlio Forte.

MAIS EDUCAÇÃO: OBRA DA BIBLIOTECA "INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO", EM ACARI, INICIARÁ APÓS O CARNAVAL


Como foi divulgado anteriormente, a biblioteca "Indústria do Conhecimento", um projeto da FIERN que por pouco nossa cidade não perdeu, devido aos votos contrários por parte da oposição, começa a virar realidade.

Nessa terça-feira(25), as primeiras demandas de material começaram chegar no terreno, que fica localizado ao lado do ginásio de esportes Dr. Jorácio Mamede Galvão. O terreno foi vistoriado pelo engenheiro da FIERN e já está sendo gabaritado (medido e nivelado) para logo após o carnaval a empresa vencedora do processo licitatório (Medeiros & Cavalcante LTDA) iniciar a obra.

TRABALHO: PREFEITURA DE ACARI IRÁ INICIAR MAIS DUAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM

Com a liberação de parte dos recursos de uma emenda estadual, a prefeitura municipal de Acari irá iniciar em breve mais obras de pavimentação e drenagem, dessa vez, a emenda liberada contemplará duas ruas, a Oscar Nelson (bairro Ary de Pinho) e a Vitória Ribeiro da Silva (Bairro Petrópolis).

Rua Oscar Nelson
Rua Vitória Ribeiro da Silva (em frente a Creche no bairro Petrópolis)

O prefeito Isaias Cabral tem administrado a cidade pautado na responsabilidade e no compromisso, para construir um futuro melhor para a população acariense. Com várias emendas pleiteadas, destinadas a pavimentação e drenagem, o prefeito executa as obras a partir das liberações dos recursos, garantindo assim um trabalho sério e comprometido com o povo.

26 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARNAÚBA DOS DANTAS APRESENTOU A SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS


A Secretária Municipal de Saúde Maria Lucineide Dantas de Carvalho, realizou nesta terça-feira (25), uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, onde foi feita uma prestação de contas do quadriênio ou seja, de setembro à dezembro de 2013.

Na oportunidade registramos a presença da Vice-Prefeita Adjanira Dantas de Medeiros, dos Vereadores Gilson Dantas, José de Azevedo o popular Dué, Marlí de Medeirão e Josiene de Fabinho, além da Coordenadora dos PFSs Dra. Milena Bezerra, da Enfermeira Larissa e da Fisioterapeuta Dra. Mauriceia Maurício. 

A Secretária de Saúde Maria Lucineide disse que o orçamento do Município de Carnaúba dos Dantas para o ano de 2013, foi de R$ 15.967.200,00 (Quinze Milhões, Novecentos e Sessenta e Sete Mil, Duzentos Reais), sendo que as partes do orçamento destinadas à saúde foram as seguintes: Próprio do Município R$ 2.147.849,00 (Dois Milhões, Cento e Quarenta e Sete Mil, Oitocentos e Quarenta e Nove Reais) e recursos oriundos do SUS para o Fundo Municipal de Saúde foi de R$ 2.084.055,27 (Dois Milhões, Oitenta e Quatro Mil, Cinquenta e Cinco Reais e Vinte Sete Centavos), totalizando R$ 4.231.904,87 (Quatro Milhões, Duzentos e Trinta e Um Mil, Novecentos e Quatro Reais e Oitenta Sete Centavos).

O total das despesas foram de R$ 3.460.223,30, sendo decorridas do orçamento da seguinte forma: Próprio do Município R$ 2.066.163,62 e despesas decorrentes do SUS R$ 1.394.059,68. Como os recursos destinados à saúde foram de R$ 4.231.904,87 (Quatro Milhões, Duzentos e Trinta e Um Mil, Novecentos e Quatro Reais e Oitenta Sete Centavos) e as despesas foram de R$ 3.460.223,30 (Três Milhões, Quatrocentos e Sessenta Reais, Duzentos e Vinte Três Reais), houve um saldo de R$ 771.681,57 (Setecentos e Setenta e Um Mil, Seiscentos e Oitenta e Um Reais e Cinquenta e Sete Centavos).

VIVALDO COSTA ENCAMINHA PROJETO QUE DENOMINA ADUTORA PARELHAS-CARNAÚBA DE ‘ULISSES BEZERRA POTIGUAR’



O deputado Vivaldo Costa (PROS) encaminhou, em sessão ordinária na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que denomina ‘Adutora Ulisses Bezerra Potiguar’ a adutora estadual que se inicia em Parelhas e vai até o município de Carnaúba dos Dantas. A proposta que será levada a votação é justificada pelo deputado Vivaldo, devido aos relevantes serviços prestados ao estado e a região do Seridó, por Ulisses Potiguar. 

Natural do município de Parelhas, Ulisses, foi graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1951, atuava também como agricultor e pecuarista até ingressar na atividade política, quando obteve êxito em vários cargos. Foi vereador de Parelhas em 1954, suplente de senador, deputado federal e deputado estadual em 1962, sendo de sua autoria a lei que criou o município de Santana do Seridó. Alcançando ainda a vice-prefeitura de Parelhas.

REFEITO DRIL PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE CONDIÇÕES DE CHUVAS QUE SERÁ REALIZADA NESTA QUARTA EM JARDIM DO SERIDÓ

Preocupado com a situação da seca em seu município o prefeito Adriano Gomes participa hoje (26) na cidade de Jardim do Seridó da palestra “Condições de Chuvas para 2014 no Seridó Potiguar” – Ano VI. O evento, coordenado pelo vereador, Jose da Noite de Medeiros (PR) acontecerá a partir das 9 horas da manhã no Auditório Mestre Galinho, Anexo III da Câmara Municipal de Vereadores, localizado à Rua Presidente Getúlio Vargas, 131, Centro.

Saber como serão as chuvas? De que modo elas ocorrerão? Quanto irá chover? Ter essas respostas com confiabilidade é ter uma possibilidade de planejar as atividades e maiores chances de êxitos.  É com esse objetivo que conjuntamente, a coordenação do encontro com os seus parceiros convida a todos para participar.

A palestra será ministrada pelo meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot. Na oportunidade, Gilmar mostrará um estudo baseado nas condições meteorológicas momentâneas que buscam antecipar, com alguma certeza, as condições meteorológicas futuras em curto prazo e informações sobre previsão do tempo.


Participando dessa reunião o Prefeito Dril pretende preparar as ações para um possível enfrentamento de uma seca no ano de 2014. “Precisamos nos organizar para enfrentar uma possível seca, apesar de estarmos confiantes que as chuvas vão chegar” Destacou o Prefeito Dril.

PAGAMENTO DO SALÁRIO DE FEVEREIRO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE PARELHAS ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA DIA 28 E SÁBADO DIA 01

A Prefeitura Municipal de Parelhas estará realizando nesta Sexta-feira (28) e no Sábado (01), o pagamento referente ao mês de fevereiro a todos os servidores municipais e injeta na economia do município aproximadamente um milhão de reais. 

“Desde o início do nosso governo é prioridade absoluta o pagamento em dia. Ao receber em dia o funcionário trabalha com mais satisfação e isso reflete na qualidade do serviço oferecido à população”, afirmou o Prefeito, Francisco Medeiros, ao anunciar o pagamento do salário. “É de forma muito alegre que anunciamos o salário de todos os servidores da Prefeitura para Sexta-feira dia 28 e Sábado dia 01 de Março”, acrescentou. 

Segundo o Prefeito Francisco Medeiros, apesar dos problemas financeiros enfrentados por todos os Municípios brasileiros, o governo municipal faz o possível para realizar o pagamento dos funcionários em dia. 

A prefeitura injeta na economia do município, aproximadamente dois milhões de reais. “Com essa injeção estamos ajudando a manter o comércio local aquecido e gerando indiretamente emprego e renda para nossos munícipes”, finalizou o Prefeito Francisco Medeiros.

PREFEITO DE CAMPO REDONDO ANTECIPOU E JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PAGAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS


O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS), anunciou nesta quarta-feira (26), que já está disponível os salários de todos os funcionários públicos municipais, referente ao mês de fevereiro. A antecipação do pagamento dos servidores dá-se em virtude ao carnaval.

“Antecipamos o pagamento de toda a folha para que nossos funcionários possam se planejar melhor neste carnaval. Assim não será preciso esperar a sexta chegar e naquele corre-corre todos se dirigirem para as agencias bancárias. Aproveito para desejar um carnaval de muita paz e alegria a todo nosso povo”, disse o prefeito.


A administração de Campo Redondo tem organizado dentro do calendário de eventos municipal, estadual e nacional a antecipação do pagamento dos servidores em diversas datas comemorativas.

CARNAÚBA DOS DANTAS DE LUTO: MORRE AOS 79 ANOS DONA BIBA


Nossa equipe de reportagem acaba de receber a triste notícia do falecimento de Dona Biba como era mais conhecida na cidade de Carnaúba dos Dantas de 79 anos.

A nossa solidariedade a toda família enlutada.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR A DESBUROCRATIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO‏


Discutir à Desburocratização do Serviço Público. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu na tarde desta Terça-feira (25), no Gabinete do Prefeito de Parelhas Professor Francisco Medeiros e que contou com a presença de Secretários e servidores da Prefeitura Municipal.

A reunião contou com a presença dos secretários Gildete Maria (Chefe de Gabinete Civil), Humberto José Dantas (Finanças, do Planejamento e da Tributação), Ildelita Roque (Educação), Francisco Medeiros de Azevedo (Obras e Serviços Públicos) e Flaber Ricardo Alves Santos (Controlador Geral do Município), representantes da Comissão Permanente de Licitação, Sala do Empreendedor, Setor de Tributação, Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Compras.

PREFEITURA DE SANTANA DO SERIDÓ VAI LEVAR AULAS DE NATAÇÃO PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO



O prefeito Dril anunciou nesta ultima Terça Feira que a Prefeitura Municipal de Santana do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação vai implantar aulas de natação na rede publica de ensino municipal, o projeto vai começar pela escola Municipal Antônio Basílio, as inscrições estão abertas na referida escola, e o projeto visa à integração dos alunos a mais um programa de melhoria na educação de Santana do Seridó, e será praticado no Balneário Municipal. “A prática regular de esportes é considerada como uma das formas mais eficientes de se promover a inclusão social de crianças e adolescentes. A natação é considerada, entre os esportes, o mais completo, pois qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, pode fazer natação sem problemas. A natação aumenta também a autoestima. Os nadadores sentem-se mais independentes e seguros. Por fim, e o mais importante à prática da natação promove a disciplina e o foco, contribuindo significativamente para o melhor desempenho escolar”. Destacou O prefeito Dril.

JORNAL JCN FECHA IMPORTANTE PARCERIA PARA O EVENTO GAROTA & GAROTO JCN 2014

Empresária Maria ao lado das candidatas do concurso


Na manhã desta quarta-feira (27), a equipe de organização do evento Garota & Garoto JCN 2014 estiveram na cidade de Acari/RN, fechando importantes parcerias para o evento que acontece no mês de março, na Praça Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas.

O Atelier Maria Maria estará colocando sua marca mais uma vez no evento promovido pelo GRUPO JCN e comércio local.

25 de fevereiro de 2014

A PARTIR DO PRÓXIMO TRIMESTRE, WHATSAPP TERÁ CHAMADAS DE VOZ E COMPETIRÁ MAIS DIRETAMENTE COM SKYPE


WhatsApp focará apenas o aumento do seu número de usuários, sem mudar seu modelo --que não inclui publicidade. O aplicativo terá chamadas de voz a partir do próximo trimestre.Atualmente, as ligações são transferidas para a rede das operadoras telefônicas e cobradas como chamadas normais.

 No novo modelo, o WhatsApp passará a competir mais diretamente com o Skype, da Microsoft.O movimento vai na contramão do mercado de telefonia, no qual as chamadas têm cada vez menos importância, enquanto a transmissão de mensagens cresce.

PREFEITURA DE SANTANA DO SERIDÓ LEVA “PROJETO PRÓTESE” ATÉ OS SANTANENSES


A Prefeitura Municipal de Santana do Seridó através da Secretaria Municipal de Saúde tem levado vários projetos ao encontro da população, o mais recente é o “Projeto Prótese” que tem como objetivo levar as Próteses para toda população que necessitem do mesmo,  em nota a Prefeito Dril ressalta a importância do Projeto falando que “o atendimento é feito aqui mesmo em nosso município, os profissionais vem ao encontro de nosso povo, e vamos levar o projeto também para as comunidades rurais, agora no Mês de abril estaremos chegando a comunidade Tuiuiú e Espirito Santo, e logo depois vamos percorrer todas as comunidades de nosso município, levando Saúde bucal, bem estar e alto estima aos nossos munícipes” Destacou o prefeito Dril.

CARNAVAL: FÁTIMA BEZERRA CONVIDA PARA O SONÍFERA ILHA


É hora de recarregar as pilhas do nosso bom e velho radinho para curtirmos todos juntos, com a pilha toda, mais uma edição do bloco SONÍFERA ILHA, agora definitivamente baseado em plagas redinhenses. Como de costume a concentração será no PÉ DO GAVIÃO, a partir das 13h da segunda (03) de carnaval. 2014 está aí nos propondo uma folia em clima de COPA DO MUNDO, repleta de gols e de vitórias.

O Grêmio Lítero Cultural Desportivo Recreativo Etílico Misto Sexual Carnavalesco Sonífera Ilha será animado por orquestra de frevo e pela irreverência dos fiéis e infiéis componentes em suas fantasias que, mais uma vez, irradiarão de cor, brilho e descontração a troça.

O ano de 2012 marcou o resgate do ‘Sonífera Ilha’, que teve seu ressurgimento num dos territórios mais tradicionais da folia potiguar, a Redinha. Como se sabe, o Sonífera foi originado nos anos 90, na Ilhota, paradisíaco recanto da praia de Pirangi. Entre os fundadores do bloco, estavam a poetiza Rizolete Fernandes, o aderecista e criador de máscaras Plínio Faro, a deputada federal Fátima Bezerra e a cantora Maristela Marsicano. O compositor e poeta Antônio Ronaldo, Zenilde, Graça e Zizelda Faro também formavam esse time primal. Que também era integrado por Gilson Matias, Tetê Bezerra e outras figurinhas àquela época já carimbadas.

Serviço
Bloco Sonífera Ilha
Data: 03/03/2014 – Segunda de Carnaval
Concentração: Pé do Gavião – Redinha Velha

Hora: 13h

PREFEITO DRIL ENTREGA OFICIALMENTE REFORMA DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BASÍLIO


Aconteceu neste último Sábado (22) em Santana do Seridó a entrega oficial a população Santanense, alunos e pais de alunos da reforma da Escola Municipal Antônio Basílio, o evento contou com a presença de todos os pais e alunos da referida escola municipal onde o Prefeito ofereceu um jantar a todos os presentes. A reforma chama a atenção pelo motivo de não ser mais uma “Reforma” simples, e sim pelo fato de ser uma verdadeira adequação aos parâmetros de uma escola particular. Além de toda a parte estrutural o Prefeito Dril também climatizou todas as salas de aulas, além da sala dos professores, biblioteca e Secretaria, também quadros brancos e digitais foram adquiridos, novos bebedouros, cadeiras e carteiras. Na solenidade vários pais e colaboradores foram Homenageados pelo Prefeito com entrega de comendas. A gestão do Prefeito Dril têm se destacado bastante nos setores onde a administração pública precisava chegar no município de Santana do Seridó, e a Educação é uma delas. “Precisamos investir muito na educação, a escola prepara nossos adultos do futuro, precisamos estar perto e investindo para que nosso município tenha uma educação de primeira, e vamos fazer isso até o último dia de nosso mandato”. Destacou o Prefeito Dril.

23 de fevereiro de 2014

JORNAL CARNAÚBA NOTÍCIAS AMPLIA SEUS ASSINANTES EM TODO O MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN




Fundado em junho de 2006, o primeiro Jornal de Carnaúba dos Dantas/RN, ampliou seus assinantes neste último mês de fevereiro. Alcançando boa parte da população carnaubense e região, o Jornal Carnaúba Notícias festeja o sucesso de mais uma edição do ano de 2014. 

Planejando grandes inovações a cada mês, a equipe do JCN já está preparando uma edição especial para o mês março,  focando todos os acontecimentos do mês festivo e surpresas que serão publicadas nesta edição.  

“Se você não recebe seu Jornal em sua residência ainda, entre em contato com a redação do Jornal Carnaúba Notícias através (84) 8841-1923 e fique por dentro de todas as notícias de nossa cidade”  

DO JCN: Em nome do GRUPO JCN queremos agradecer a todos os nossos assinantes e patrocinadores pela confiança de quase sete anos consecutivo.

JORNAL JCN CIRCULANDO NA CIDADE DE CRUZETA


 FAÇA SUA ASSINATURA JÁ (84) 8841-1923

JORNAL JCN SE EXPANDE NA CIDADE DE SANTANA DO SERIDÓ


JCN não para de inovar, depois da inauguração da sede e o lançamento da nova versão colorida, o JCN volta a circular com força total na cidade de Santana do Seridó.

Há alguns anos, o JCN tinha uma parceria com uma equipe de jovens em Santana do Seridó, que contribuíam com o jornal enviando matérias, cadastrando pessoas e entregando jornais. Porém, eles se

mudaram para a capital do estado e ficamos sem equipe naquela cidade. Agora, nessa nova fase do JCN estamos voltando com força total. Então aguardem!

Faça sua assinatura com Vitória de César, (84) 8757-4087

CARNAUBENSES AUSENTES LÊEM O JORNAL JCN EM UBERLÂNDIA



Carnaubenses acompanham noticias de sua terra em Uberlândia. A família de Chico de Felinto recebe todo mês o Jornal JCN em sua residência enviados por seus familiares daqui de Carnaúba dos Dantas, para ficar por dentro dos últimos acontecimentos de sua terra Natal. No último mês eles receberam o novo jornal colorido e ficaram surpresos com a qualidade de impressão do jornal. Se antes ele liam, agora tem mais um motivo de prestigiar um trabalho realizado pelo Grupo JCN em Carnaúba dos Dantas.
Reportagem: Jornal Carnaúba Notícias

22 de fevereiro de 2014

INAUGURAÇÃO DO CENTRAL SHOPPING ACONTECE HOJE (22) NA CIDADE DE PARELHAS


É grande a expectativa da população de Parelhas para a inauguração do Central Shopping, hoje à noite (22), a partir das 20h. O shopping parelhense é o primeiro da região do Seridó e irá contar, inicialmente, com restaurante e lojas de segmentos variados, além de sala de cursos.

Em breve será inaugurado o auditório do empreendimento, que pertence ao grupo MK, dono também da empresa MK tecnologias, na qual estão incluídos a loja de informática e o maior provedor de internet de Parelhas e cidades vizinhas.

A inauguração de hoje irá contar com a animação do cantor DETO.

PREFEITURA REALIZA SONHO DE DÉCADAS NA COMUNIDADE RIO DO MEIO



O secretario de obras José Jorio Martins, atendendo o anseio da comunidade Rio do Meio, que com caçambas, escavadeira e retroescavadeira foi feito na tarde de hoje o recapeamento e nivelamento nas estradas vicinais no local.

21 de fevereiro de 2014

COLISÃO FOI REGISTRADA ENTRE AS CIDADES DE ACARI E CRUZETA


Uma colisão frontal foi registrada entre as cidades de Acari e Cruzeta na tarde desta sexta-feira (21), nas proximidades da Cerâmica de Dedé, envolvendo uma Van Sprinter  de propriedade de "Luiz Cabaré" motorista bastante conhecido na região, e uma Caminhoneta Ford F-250.  

Conforme informações da PM local, o acidente foi causado por uma ultrapassagem irregular feita pelo motorista da caminhoneta que vinha sentindo Acari/Cruzeta. 

Graças a Deus o acidente só trouxe perdas materiais, todos foram socorridos pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Regional de Acari e Currais Novos.