29 de novembro de 2009

ADOLESCÊNCIA: MAGIA, ENCANTAMENTO OU PREOCUPAÇÃO?

Vamos falar de um assunto que atinge 100% da população. Isso mesmo: adolescência. Muitos autores dedicam suas vidas escrevendo livros que ajudam pais e familiares a entender um pouco sobre essa fase da vida considerada tão difícil e complicada.

É certo a dificuldade de compreendermos os adolescentes, mas como será que eles reagem nessa fase da vida? Convido você amigo leitor, especialmente, os mais adultos, que já passaram pela adolescência, a rever comigo alguns conceitos e em cada um deles, lembre-se da sua adolescência, para ver se o seu comportamento era tão diferente dos jovens de hoje em dia.

Os adolescentes costumam desobedecer ordens, criam seus próprios conceitos e dificilmente acreditam naquilo que os adultos dizem, querem experimentar para ver se é realmente verdade.

Limitar a idade de o adolescente se apaixonar é um grande erro, não podemos controlar os sentimentos de ninguém, nem os nossos, nem os dos outros. O que pode ser feito é conversar, orientar o que é certo e o que é errado.

Falar sobre namoro, esse é o assunto preferido entre os adolescentes entre 12 e 15 anos. É o que chamamos de momento da descoberta. Por isso não se assuste se perceber que seu (a) filho (a) está apaixonado (a), pois com certeza ele (a) terá que passar por esse momento mágico, assim como nós passamos.

Não podemos evitar que os nossos filhos passem pela adolescência, por isso, só resta a nós pais, conversar e orientá-los a seguir o melhor caminho.

Nenhum comentário: