29 de novembro de 2009

PROGRAMA CASA DA FAMÍLIA CRAS SERÁ IMPLANTADO EM JANEIRO DE 2010 EM CARNAÚBA DOS DANTAS


CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: O CRAS é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada do cidadão à rede de proteção social básica. Trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades sociais.

Conversamos com a assistente social Jucilene Barbosa a qual confirmou a implantação do programa no município. “É um Centro de Referência da Assistência Social, mais conhecido como "Casa da Família". É um espaço destinado à prestação de serviços sócio-assistênciais e de desenvolvimento do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que é um serviço continuado de proteção social básica”, relata.

COMO FUNCIONA O CRAS: Os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização. Cada unidade do CRAS conta com: coordenador, assistentes sociais, psicólogos, auxiliar administrativo, fisioterapeutas e advogado, sendo que os fisioterapeutas e o advogado atendem através de agendamento. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

A QUEM SE DESTINA: O atendimento do CRAS é direcionado às famílias do município, de 2ª a 6ª feira, das 08:00 h às 17:00 h, com a acolhida inicial feita pelos assistentes administrativos e posteriormente, encaminhados para os técnicos de referência.

AÇÕES: O CRAS desenvolve ações de inclusão sócio-familiar-comunitário através de: Acolhida e recepção, Escuta e encaminhamento, Oficinas de geração de renda, Grupos diversos (criança, adolescente, adulto e idosos) dentre outros. O local inicialmente seria o centro de valorização da vida – CVVIDA.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amo o JCN, mas acho que esse montão de vídeo descaracterizou a essência do blog. Beijo Juca.

Anônimo disse...

Mas quem vai mandar mesmo é o CCVIDA ou é quem?

Anônimo disse...

Mas quem vai mandar mesmo é o CCVIDA ou é quem?