5 de dezembro de 2009

PROFESSOR CARNAUBENSE FAZ SUCESSO NA CIDADE DE PARELHAS

Desenvolvendo trabalhos a frente das disciplinas de Português e Cultura do RN, professor da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN envolve alunado de duas escolas parelhenses num amplo projeto cultural, que ganha reconhecimento e destaque regional.

Não é novidade para ninguém que a cidade de Carnaúba tem excelentes profissionais na área da Educação. E que se diga de passagem, são poucos os carnaubenses que tem a experiência educacional e a sensibilidade artística e cultural do Professor Gabriel, como é carinhosamente chamado o carnaubense Manoel Gabriel, pelos amigos e alunos da Escola Estadual Mauro Medeiros e Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, onde leciona na cidade de Parelhas/RN. Com diversos anos de docência, a capacidade do nosso amigo tem sido testada e comprovada em cidades como Caicó, Santana do Seridó, Picuí/PB, Carnaúba e Parelhas, desenvolvendo trabalhos de Teatro, Língua e Literatura Brasileira, destacando sempre a cultura da região seridoense em Autos de Natal, Peças de Teatro, Concursos de Contos e Poesia.

Dessa vez, o reconhecimento do Professor Gabriel, se dá em torno de um trabalho literário de abrangente fundo social, que faz um parâmetro da cidade de Parelhas/RN e o período literário do Realismo-Naturalismo, tendo como resultado final seis vídeos, roteirizados e produzidos pelos alunos do 2º Grau, da escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho. “Esse trabalho oferece aos alunos a possibilidade de mostrar o cenário parelhense, sua gente, seu casario antigo e moderno, e também a problemática urbana, numa ótica comparativa, onde alunos passam a perceber e opinar sobre coisas boas ruins do dia a dia da cidade”, nos diz Gabriel, acrescentando que: ”Através do resultado final, temos percebido o quanto é possível de se fazer pela cidade e pela região, com pequenas doses de boa vontade, apenas fazendo valer as sugestões desses alunos”.

O material em áudio-visual totaliza seis vídeos que serão apresentados a comunidade escolar, num painel temático que tratam dos seguintes assuntos: “A roupa e a moda da época do Realismo-Naturalismo”, com desfile de época, entrevistas de costureiras, desenhistas e modistas da cidade; “A pintura realista de Gustave Courbet”, criador da técnica de natureza morta, tendo como fundo inúmeras pinturas de artistas parelhenses; ”Mais louco é quem me diz ...”, retratando a obra O Alienista, do escritor Machado de Assis, onde parelhenses são questionados sobre o termo loucura; “O adultério na Literatura realista”, onde as razões da traição entre casais, é estudada em obras da Literatura mundial, como Dom Casmurro, Madame Bovary e O primo Basílio; “Capitu: do romance as telas”, onde semelhanças e diferenças com a época atual são vistas no roteiro cinematográfico de Lygia Fagundes Telles; e por último, finalizando o eixo temático, “Habitação popular: cortiços do século XIX, e favelas do século XX”, dando um enfoque as necessidades de moradia e infra estrutura básica da população carente das cidades do Seridó.

10 comentários:

Notícia disse...

Quero parabenizar o amigo Gabriel pelo belissimo trabalho desenvolvido na cidade Parelhas. Continue trabalhando assim!!! Abraço

Anônimo disse...

Aproveito o momento para dá um caloroso OLA !!! ao meu ex professor, que adoro até hoje. Fui aluna de Literatura, no João Henrique, e lembro do grande sucesso que ele fazia entrea alunos e alunas aqui da cidade de Picui. Muito merecida essa homenagem. Xerão, meu Professo !! Ana Carla

Anônimo disse...

MESMO DISTANTE DE CARNAÚBA, TENHO ACOMPANHADO AS NOTICIAS DA CIDADE. E VENDO ESSA MATÉRIA LEMBRO DE PROFESSORES COMO CECÍLIA, DAPAZ, D. LURDINHA, LÚCIA DE VETA, E LÓGICO PARA COMPLETAR ESSE TIME DE BONS PROFISSIONAIS NECO DE RAQUEL, COM AQUELE GEITO MANSO SEMPRE PREOCUPADO COM O FUTURO DOS ALUNOS. APROVEITO P AGRADECER A TODOS, E EM ESPECIAL A ELE Q FEZ MUITO P MIM, E OUTROS, ENCAMINHANDO A GENTE NOS CONCURSOS PÚBLICOS. SEJA BEM FELIZ PROFESSOR, VOCE BEM QUE MERECE. ZEQUINHA, SEU EX ALUNO.

Anônimo disse...

FoiZequinha de Antônio Pereira? Acho que não ou será Zequinha da Palhoça? de acrai?

Anônimo disse...

Nem Zequinha da Palhoça, nem Zequinha de Ant. Pereira, e sim Zequinha do Povoado Santo Antonio, (neto de Gino Lúcio. Moro em São Paulo e parabenizo a todos meus ex professores. E em especial ao amigo Gabriel!

MARCIANO DE ROSILDA disse...

PARABÉNS PELO SUCESSO, MEU EX-PROFESSOR, QUE MUITO ME AJUDOU A NO MEU APRENDIZADO E A SEGUIR A CARREIRA DE PROFESSOR. PARABÉNS PELO SUCESSO NECO, GRANDE PARTE DO MEU SUCESSO COMO PROFESSOR DEVO A VOCÊ E A TODOS OS MEUS EX PROFESSORES DE CARNAÚBA. UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

parabens para meu amigo e ex professor neco pelo sucesso voce merece

Anônimo disse...

parabens para meu amigo e ex professor neco pelo sucesso voce merece

Anônimo disse...

parabens para meu amigo e ex professor neco pelo sucesso voce merece

CASTRO disse...

Pq não há um comentário de Parelhas sobre o beliíssimo trabalho do professor> Sei não!!! rsrsr
Já questionei esse fato aqui e ninguém sabe dessa histótia... matéria paga, é???