Devastação, desmatamento, poluição. Estas palavras infelizmente fazem parte do nosso cotidiano. Foram elas que estiveram em pauta na II Conferencia Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente na Escola, que aconteceu em três escolas da rede municipal entre os dias 4 e 5 de agosto. Nesta edição a Conferencia teve como tema “Educação: Elemento indispensável na Prevenção do Desperdício e Transformação da Consciência Ambiental”.
O principal foco são alunos, pais de alunos e professores, que unidos montam o debate necessário para apontar os atuais problemas envolvendo o meio ambiente e propor soluções para os mesmos. Na programação foram realizadas peças teatrais, mesas redondas e palestras.
Nesta ultima semana houve três conferências. A primeira aconteceu no dia 4 de agosto, pela manhã, na escola Dom José Delgado, a segunda aconteceu no dia 5 de agosto, pela manhã na escola Arnaldo Bezerra e a terceira, neste mesmo dia, pela tarde, na escola Arnaldo Acémio.
São diversas atividades como essa acontecendo nas escolas da rede municipal, que contam pontos para a Gincana Escolar, que acontece no próximo dia 13 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. A Gincana acontece com o intuito de estimular os alunos a cumprir tarefas que façam bem ao meio ambiente.
Uma das provas mais conhecidas é a da Garrafa Pet, onde as escolas recolhem este material em grande quantidade para ser transformado na decoração de Natal do Município. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, já foram coletadas ate o mês de julho, cerca de 8mil garrafas.
Marcio Alves é um dos membros do conselho que mobiliza ações em torno do Selo UNICEF, edição 2008/2012, e participou das três conferências articulando e organizando os eventos. Ele fez um balanço das atividades nesses dois dias: “A Conferencia foi o meio onde os alunos expuseram seus trabalhos, professores expuseram seus estudos sobre as questões ambientais. Todas estas conferencias realizadas esta semana e a que houve no mês de julho fazem parte da nossa luta pelo Selo UNICEF. O objetivo é tentar abrir o nosso olho, abrir o nosso coração e refletir sobre o meio ambiente. O cuidado que nós devemos ter para que as futuras gerações não sofram as conseqüências de atos errôneos que nós, que vivemos o presente, cometemos no nosso dia a dia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário