18 de janeiro de 2015

ZUMBA: O SUCESSO DO VERÃO ATRAI VÁRIAS SIMPATIZANTES EM JARDIM DO SERIDÓ

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, com o objetivo de estimular a prática da Zumba, colocou a disposição da população, a educadora física, Hades Betânia. Neste período de férias, as aulas acontecem nas praças públicas da cidade, a partir das 17 horas. Após o Carnaval, voltam ocorrer somente na Praça da Baixa da Beleza. “São mais de 100 zumbeiras e a cada dia que se passa esse número só cresce. Homens também podem participar”, informou Hades. 
O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas. Os treinos são intervalados e de total resistência, para maximizar a queima de calorias, beneficiar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal por completo. Além disso, a Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias.
O corpo é trabalhado como um todo na Zumba, porém os músculos dos membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os que participam mais ativamente, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum. “As coreografias são demonstradas e feitas em grupo, todas elas participam, se integram e ajudam umas as outras”, destacou a professora Hades Betânia. 
De acordo com a educadora física, a aula de Zumba não necessita de qualquer equipamento para ser feita. A atividade começa com um aquecimento e depois são intercalados exercícios aeróbicos - para o condicionamento cardiovascular, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada. “Mesmo sem aparelhos, a atividade é muito intensa e capaz de queimar muitas calorias”, explica Betânia. 
Qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento, pode fazer as aulas e elevar o nível de atividade conforme for praticando. Em torno de três meses é possível perceber resultados visíveis. “A princípio as pessoas procuram a aula porque querem emagrecer, mas são envolvidas pelos ritmos calientes, que falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual”, concluiu à instrutora. 

Nenhum comentário: