8 de dezembro de 2015

MAIS 2 CIDADES SAEM DA SITUAÇÃO DE COLAPSO NO RN


Trecho do rio em Jardim de Piranhas onde usuários captam água (Foto: Flávia Barros/Arquivo pessoal)A volta do funcionamento da sistema adutor Manoel Torres fez duas cidades deixarem a situação de colapso na região Seridó do Rio Grande do Norte. Os municípios deTimbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhassaíram da lista, que agora tem 16 cidades sem receber água da Companhia de Águas e Esgotos (Caern).

A captação de água da adutora Manoel Torres foi possibilitada pela abertura das comportas do Complexo Curemas-Mãe D’Água, autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). Com isso, o rio Piranhas voltou a ser alimentado e a adutora pode captar água novamente. Apesar de saírem do colapso, as duas cidades serão abastecidas em sistema de rodízio. De acordo com a Caen, o fornecimento de horas funcionará por 24 horas e ficará parado nas 24 horas seguintes.


O sistema adutor Manoel Torres também é responsável por parte do abastecimento da cidade de Caicó. Quando ele estava parada, a cidade só contava com água nas partes baixas, com captação feita no açude Itans. Agora, toda a cidade será abastecida, em sistema de rodízio, que está sendo definido esta semana pela Gerência Regional da Caern em Caicó.
Com a normalização do abastecimento, cai para 16 o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte: São elas Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Cruzeta, Jardim do Seridó e Equador.

Nenhum comentário: