10 de maio de 2016

SENADORA ANA AMÉLIA DEFENDE A PAUTA MUNICIPALISTA NA XIX MARCHA DOS MUNICÍPIOS


Após a cerimônia de abertura pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi a vez da senadora Ana Amélia (PP-RS) discursar na manhã desta terça-feira, 10 de maio. Em sua fala, a parlamentar reforçou a satisfação em participar da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Ana Amélia deu início ao seu discurso relembrando alguns dos pontos abordados por Ziulkoski, como a reformulação do Pacto Federativo. Na visão dela, a distribuição de recursos e responsabilidades entre União, Estados e Municípios merece ser revista.

“Precisamos pensar em um legítimo Pacto Federativo, não só na retórica, mas na efetividade. Isso não é possível com o desequilíbrio da arrecadação entre os Entes Federativos”, afirmou.

Em seguida, a senadora comentou sobre a Pauta Municipalista para esta edição da Marcha que inclui alguns itens como o prazo para eliminação dos lixões e o piso do magistério, por exemplo. “E aí [depois de ler essa pauta] eu cheguei à conclusão de que ser prefeito ou ser prefeita hoje é um ato de coragem”.

Aplaudida pelos gestores municipais que lotavam o auditório, Ana Amélia encerrou seu discurso interpretando os efeitos da crise sobre as milhares de prefeituras. “A crise econômica representa o fechamento de empresas, de indústrias, comércios e pequenos negócios. Isso representa uma queda na arrecadação dos Municípios, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, finalizou.

Nenhum comentário: