8 de maio de 2016

XIX MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Companheiros municipalistas,

Nas 18 edições anteriores da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – estamos na XIX Marcha –, nunca perdemos a esperança e, sequer por um momento, colocamos qualquer dúvida sobre a capacidade de união de gestores dos Municípios brasileiros na busca por soluções para os problemas comuns de nossas comunidades.

Não tem faltado coragem, criatividade e ações de nossos administradores municipais para enfrentar a crise pela qual passamos já há alguns anos. Mesmo com nosso orçamento sangrando, nunca faltou esforço e decisão para atender às demandas da sociedade. Principalmente, nas áreas de saúde, educação e até segurança.

São incontáveis as vezes que enfrentamos a insensibilidade da maioria do Congresso Nacional (deputados e senadores) com a aprovação de propostas que causaram grande impacto negativo no cofre dos Municípios, por projetos aprovados sem prever qualquer fonte de custeio, entre outras condutas negativas aos Municípios. Muitas delas até transferindo da União e dos Estados responsabilidades que pertenciam a estes Entes, as quais foram transformadas em obrigações dos Municípios.

Não é necessária muita pesquisa para comprovar esse comportamento desigual para com o Município. E, como ocorrido até aqui, não aceitamos o imobilismo. O Movimento municipalista tem de mostrar, nesta XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a importância da união e transmitir ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário a nossa necessária e incessante busca pela autonomia e pelo reconhecimento como um dos três Entes da Federação.

Vamos mostrar que nossa luta de muitos anos está longe de ser encerrada e que a nossa defesa é pelas nossas comunidades. Afinal, a riqueza do Brasil nasce no Município, pelo trabalho de seu povo e pelo que ele produz. É preciso reconhecimento e melhor distribuição do que se arrecada.

Com a consciência desse histórico de lutas e conquistas, convoco todos os municipalistas para a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, nos dias 9, 10, 11 e 12 de maio de 2016.
Paulo Ziulkoski

Presidente da Confederação Nacional de Municípios

Nenhum comentário: