10 de dezembro de 2021

MUNICÍPIO DE CRUZETA RECEBE KIT DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E EQUIPAMENTO DE ULTRASSONOGRAFIA


Aconteceu nesta manhã de quinta-feira, 9 de Dezembro, mais um módulo do curso de inseminação artificial, oferecido graças a parceria entre a Prefeitura de Cruzeta e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, desta vez os alunos estiveram em aula prática na fazenda Cypriana, na zona rural de Cruzeta.

O nosso município é referência por ser a primeira cidade do estado do Rio Grande do Norte a ter, em seu quadro de alunos, uma mulher no curso de inseminação artificial, a coordenadora de Apoio a Agropecuária, Aline Caline, que está participando da qualificação. A conclusão do curso será nesta sexta-feira, assimilando os conceitos tecnológicos na melhoria da reprodução bovina e, após um mês de inseminação artificial, os agricultores terão a disposição o equipamento para exames de ultra-sonografia bovina, para o acompanhamento dos animais.

O Kit de inseminação artificial é composto por bainha, aplicador, botijão, maleta do inseminador, pinça, termômetro, régua, cortador de palheta e luva de inseminação.

Estiveram acompanhando a aula prática e  a entrega do kit o Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, o Secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, o Gerente do Projeto Governo Cidadão, Eirivelthon Santos, César Oliveira, Diretor Geral da EMATER, o Gerente da UES SAPE - RN, Fabiano Lima, a Analista em Extensão Rural e Zootecnista da EMATER-RN, Cláudio Lima e o veterinário da EMPARN, Márcio Medeiros, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João Maria, o Produtor Rural e Vereador, Cypriano Pinheiro.

O município de Cruzeta aposta no investimento em tecnologia, melhoramento genético e fortalecimento da 3ª maior bacia leiteira do Seridó, o equipamento de Ultrassom Bovino será manuseado por profissionais capacitados, como os Médicos Veterinários, Márcio Medeiros - EMPARN e Wellington Pereira.

Nenhum comentário: