29 de janeiro de 2023

EM CARNAÚBA DOS DANTAS DONA EDILZA DANTAS FAZ O "MELHOR CHOURIÇO DO SERIDÓ"


Como iguaria do nosso Seridó, o Chouriço já foi tema de estudos e documentários televisivos, onde de forma bem rápida, e até curiosa, foram mostrados alguns momentos da confecção do doce. Entretanto, em determinadas narrativas, foram deixadas meio que de lado, a figura da doceira, despertando a curiosidade de muitos, em saber quem são essas raras mulheres que prazerosamente, “gastam seu tempo” na confecção do chouriço de porco.

O fazer chouriço envolve uma série de outras atividades estudadas por curiosos especialistas gastronômicos. Mas a forma de fazer, ao longo de décadas, tem se tornado um momento especial, considerando a rara existência de culinaristas que saibam fazer essa iguaria, de sabor temperado e cheiro adocicado, apreciada por alguns, e por vezes, não apreciada por outros pela falta de sensibilidade gastronômica, diante do “estranho doce de sangue de porco.”

E de aprendiz a doceira, de doceira a chouriceira, dona Edilza Dantas, carinhosamente conhecida por “Pinha”, se tornou uma chouriceira de renome. 

Mas o certo é que: Em dias distantes, quando São Pedro balançar a chave do céu e fizer a chamada profissional das boas culinaristas do exótico doce de sangue, com certeza, ele vai chamar atenção e dizer: Dona Edilza, uma grande chouriceira!! 

Matéria: Jornal Carnaúba Notícias

Nenhum comentário: