9 de abril de 2010

RÁDIOS COMUNITÁRIAS USADAS COMO INSTRUMENTOS DE POLÍTICA ELEITORAL

O blog leu no Jornal o Estado de São Paulo o seguinte:

Legalizadas há 12 anos, as rádios comunitárias são cada vez mais usadas como instrumentos de política eleitoral, num processo que vem sendo chamado de novo coronelismo eletrônico. Ligadas a entidades que quase sempre têm um político municipalista por trás “um prefeito ou um vereador”, as rádios comunitárias são concedidas depois que os políticos federais desempenham o papel de despachantes de luxo no Ministério das Comunicações.

Alegando que precisam agir para vencer a intrincada burocracia de Brasília, senadores e deputados pressionam para agilizar a tramitação do processo de autorização das rádios comunitárias e ganham status de seus padrinhos políticos. É desse jeito que passam a integrar uma teia de captura de votos. A estimativa é de que cerca de 50% das 3.911 rádios comunitárias, que hoje funcionam legalmente no País, tenham contado com as bênçãos de padrinhos políticos.

O blog comenta: Aqui na região do Seridó várias cidades dispõem de rádios comunitárias acobertadas por “associações” e que servem exclusivamente a serviço de grupos políticos e não a população.

3 comentários:

Anônimo disse...

alem das radios alcunhas serem inlegais. ainda tem pessoas com processos politicos casados associacoes inreculares falando em politica. pode ate demorar mais um dia a casa cai porque nada errado vai a frente. obrigado jcn por vc colocar esse assunto.

Anônimo disse...

não entendi nada.quer dizer que uma rádio comunitária não pode falar em politica não.???. quer dizer que a 93FM não poder falar ricardo mota.henrique.rosalba não.???não concordo. se a rádio é de zeca é pra falaar sim em política e zeca tá certo.a rádio foi zeca que lutou e agora quer impatar dele falar de ricardo mota??henrique????rosalba. não??????pode sim.obrigado por publicar minha raiva viu juquinha.

Anônimo disse...

....continuando...zeca fala na rádio direto.aradio é dele.e não tem que feche a ra´dio.nem juiz nem promotor nem delegado viu juquinha.ta tudo legal lá...obrigado...