23 de julho de 2010

EDUCAÇÃO DE PARELHAS


OBJETIVO: Obter bons resultados no processo de recuperação e aprendizagem da leitura,escrita, interpretação e organização das ideias.

Ensinar é ajudar a voar mais alto, enxergar mais longe, ir além. Sabemos que é na sala de aula que se preparam os maiores vôos.É nesta perspectiva que a professora Lúcia Primo está desenvolvendo um trabalho onde além de enriquecer as aulas de produções textuais, incentiva o aluno a perceber que é possível fazer muitas descobertas por meio da leitura e da escrita.

Para ser um bom escritor, é preciso, antes de tudo, ser um bom leitor. Neste momento o aluno está lendo um texto e em seguida fará um comentário das informações explícitas e implícitas no texto.

Os alunos são convidados a produzir textos de diferentes tipos e gêneros. O apistolar esta sendo um sucesso, explorando as sensações de prazer e os sentimentos de afeto trazidos pelas correspondências, completando as reflexões suscitadas pelo estímulo para leitura, escrita e sua função comunicativa, fazendo o intercâmbio da turma com toda comunidade escolar.

Meu diário nem sempre secreto

Muitas pessoas gostam de registrar ocorrências significativas de sua vida em um diário pessoal. Escrever um diário é como contar a um amigo os acontecimentos mais importantes de nosso dia a dia e também confidenciar nossos segredos, nossos medos, nossas alegrias, nossos sonhos...

"Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível, ensinar exige tomada consciente de decisões." Paulo Freire.
È fundamental acreditar que o indivíduo é capaz de construir seu próprio conhecimento, embora necessite, nos primeiros anos de vida de orientação do professor de aprendizagem. A interferência do professor é fundamental para a organização e institucionalização do conhecimento.

Nenhum comentário: