15 de abril de 2012

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA CULTURAL


Olá !! Você já parou para pensar que há dez mil anos atrás grupos indígenas já habitavam o Sertão do Seridó produzindo manifestações artísticas nas paredes das rochas próximas aos leitos dos rios. São pinturas e gravuras rupestres, que retratam o cotidiano desses grupos no passado ao deixarem inscritas nas pedras, cenas que se assemelham à caça, luta, dança e sexo. E  Carnaúba dos Dantas   detém  um rico tesouro arqueológico, com cerca de 68 Sítios Arqueológicos já catalogados, em toda  zona rural, sendo alguns já explorados turisticamente.

É bom saber, que de certa forma, somos todos descendentes do Coronel Caetano Dantas Correia, e que nossa cidade tem uma área territorial de 246 km², e está distante  cerca de 228 km de Natal, Capital do RN, tendo uma altitude média de 310 metros acima do nível do mar, limitando-se  com os municípios de Frei Martinho (PB) e Acari (RN); Parelhas (RN) e Nova Palmeira (PB); com Acari e Jardim do Seridó (RN); Picuí, Frei Martinho (PB). E a população do município, segundo o último Censo do IBGE, já em 2007, é de 6.824 habitantes, distribuídos na zona urbana e rural, número esse contestado pelos órgãos oficiais do nosso município.

Nós cidadãos carnaubenses, administramos um grande número de atrativos históricos-culturais como o MONTE DO GALO, BIBLIOTECA DONATILLA DANTAS, SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS, CASTELO DI BIVAR, diversos GRUPOS CULTURAIS, MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS E RELIGIOSAS, além do rico ARTESANATO e a da GASTRONOMIA. Aqui moram violeiros, sanfoneiros, percusionistas, músicos das mais diversas especialidades, atores, rezadeiras, bonequeiras e bonequeiros, poetas, e etcétera, etcétera.

Toda essa nossa riqueza cultural  atrai um grande número de visitantes que vem a Carnaúba dos Dantas, nossa TERRA SANTA QUE ENCANTA, pesquisar, conhecer e ver gente bonita e hospitaleira, de braços abertos, exalando calor humano, enlaçados por uma rica paisagem turística e grande diversidade cultural.
Fonte: Jornal Carnaúba Notícias

Nenhum comentário: