28 de julho de 2020

FESTA DE SANT’ANA DE CAICÓ TERÁ PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA NESSAS TERÇA E QUARTA



Inicia neste dia 28, o Fórum “Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural Brasileiro” que traz temáticas de devoção, história, turismo e moda, no contexto da Festa de Sant’Ana de Caicó. 

“O Fórum tem como tentativa fazer com que as pessoas atinem para a importância da Festa de Sant’Ana, de Caicó, não só religiosa, mas, patrimonial, que abrange um conjunto de heranças que a festa agrega, inclusive, na culinária, na música, na produção literária, nas vivências”, destaca o professor Hélder Macedo, da UFRN, que integra a coordenação do Fórum da Festa de Sant’Ana. 

O evento inicia às 8 horas com três simpósios que trazem trabalhos acadêmicos, de professores e professoras da UFRN e IFRN: “História, Patrimônio e Devoções”, apresentado pelos professores Abrahão Sanderson e Julie Antoinette Cavignac; “Turismo e Cultura Imaterial”, apresentado pelas professoras Paula Rejane Fernandes e Gabriela Bon; e “Moda, Arte e Cultura”, apresentado pela professora Aline Gabriel Freire e professor Alan Jones Lira de Melo. 

A partir das 10 horas, iniciam as mesas temáticas, abrindo as discussões com “Patrimônio Imaterial”, apresentado pela professora Maria Dorotéa de Lima, arquiteta, mestre em antropologia, que atua na Associação de Amigos do Patrimônio de Belém, e professora Rosilene Alves de Melo, mestre em História e doutora em Antropologia. Dentro dessa temática serão abordados o Círio de Nazaré e o Cordel enquanto Patrimônios Imateriais do Brasil.

A segunda mesa temática traz “A Festa de Sant’Ana e sua história” tendo como debatedores padre Gleiber Dantas de Melo e a professora Maria das Dores Medeiros, onde serão destacados fatos históricos que constroem ao longo dos anos, a história de devoção a Sant’Ana, em Caicó. 

Dia 29, a programação do Fórum da Festa de Sant’Ana prossegue, com as temáticas “A Festa de Sant’Ana como Patrimônio Cultural”, “Fazendo Moda: Arte, Criação e Design no Seridó”, e “Turismo Cultural e Novos Cenários Pós-Pandemia”. 

O evento conta com inscrição de 245 participantes, que terão acesso a programação pela transmissão on line via Avaproex. A comunidade em geral também terá acesso à programação pelo site www.festadesantanadecaico.com.br

Nenhum comentário: