27 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO DE CORPO E ALMA COM RÚBIA RAQUEL

Amigos leitores, vamos continuar o nosso assunto escolar. O mês passado, falamos sobre as decisões escolares e sobre o apoio que devemos dar aos nossos filhos. Esse mês vamos falar sobre o acompanhamento escolar, isso mesmo, amigos pais e familiares, chegou a hora de analisarmos o desempenho escolar dos nossos filhos.

Durante o ano letivo, por muitas vezes, nos ocupamos com mil e uma atividades e, esquecemos de rever as tarefas de casa dos filhos, de analisar o seu desempenho escolar, de conversar sobre as dificuldades apresentadas. Pois é, mas agora não dar mais para adiar esse momento, chegou a hora de analisar o que ainda pode ser feito pelos estudos dos filhos.

Em primeiro lugar, devemos priorizar o diálogo, principalmente se o resultado que você recebeu foi negativo, não adianta nada levantar a voz ou querer corrigir os erros passados com agressões e castigos, o que tem a ser feito nesse momento é um diálogo aberto.

Em segundo lugar, procure entender as causas do prejuízo (notas baixas) e encontrar meios para solucionar. Quem sabe meia hora do seu tempo por dia ajude seu filho a se recuperar.

Em terceiro lugar, organize o seu tempo e o tempo do seu filho, para que juntos consigam superar as dificuldades. Você não entende o assunto que seu filho estuda? Não se preocupe, pense em alternativas que o ajude, como por exemplo, aulas de reforço de um profissional ou até mesmo de um colega da escola.

Difícil tomar essas atitudes? Não amigos pais e familiares. Difícil será olhar para o fracasso do seu filho e perceber que você não fez nada para evitá-lo. Pense nisso e reaja!

Fonte: Rúbia Raquel

Nenhum comentário: