29 de maio de 2011

DE FRENTE PARA O JCN: ANDERSON DANTAS ENTREVISTA O EX-PREFEITO VALDENOR ARAÚJO


VALDENOR: Sou filho de um cidadão pobre dessa cidade. Sai da minha cidade com 11 anos de idade para estudar em Natal na Escola Técnica Federal levado por minhas tias e lá eu consegui concluir um Curso de Nível Superior. Iniciei minha carreira profissional trabalhando com contabilidade de vários municípios do Rio Grande do Norte, inclusive Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, São Tomé, Rui Barbosa, e em seguida meu primeiro passo profissional foi com Técnico Auditor do Tribunal de Conta do Estado durante dois anos.

Em seguida, um convite todo especial, e ai eu tenho que ser bem franco, pois teve a intermediação do meu querido amigo e considero meu referencial político Valdemar Cândido de Medeiros que na época estava sendo criado, a primeira Associação de Município no Nordeste em Currais Novos e ele indicou meu nome. E eu vim pra Currais Novos iniciar a criação da primeira Associação do Município e 14 anos exerci esse cargo. Foi ai minha grande escola, foi ai a minha grande passagem, minha vivência muito grande com homens públicos, de quilate como Alvaro Medeiros, Geraldo Gomes que ainda está em atividade, com Valdemar entre outros. E nessas três gerações tive oportunidade de desenvolver vários projetos, de caminhar por esse Brasil inteiro, de conhecer e participar ativamente da administração municipal do Brasil inteiro naquele momento, inclusive fui convocado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal para participar de um Curso de Pós Graduação no Rio de Janeiro e em seguida voltei para Carnaúba dos Dantas, em 1987. E ao chegar fui convocado, comecei a participar da vida pública de Carnaúba dos Dantas, fui eleito Vice-prefeito e em seguida quatro anos depois, tive a felicidade de ser Prefeito de Carnaúba dos Dantas.

JCN: COMO FOI GOVERNAR CARNAÚBA DOS DANTAS?

VALDENOR: Foi muito bom, eu vinha preparadíssimo pra governar qualquer cidade do Seridó, até Natal. Todos os meus 20 colegas que participaram do Curso de Pós Graduação, muitos deles ocuparam cargos na região da Amazônia, Paraná, Rio de Janeiro, todos eles exercendo cargos de auto nível, e eu cheguei com quarenta anos, nível superior, com uma visão diferente de administração municipal e eu tenho certeza que eu deixei diferencias; que até hoje ninguém conseguiu fazer o diferencial que Valdenor fez em quatros anos a frente da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas.

JCN: QUAL SUA LIGAÇÃO COM PAULO MEDEIRO E VALDEMAR?

VALDENOR: Valdemar é meu amigo predileto, meu amigo de coração, é meu referencia político e com Paulo Medeiros eu tive uma relação muito especial, muito boa, não tenho nada contra ele, ele cumpriu a sua missão como prefeito três vezes, a única coisa que eu não esperava era que em 2000 ele não caminhasse ao meu lado para eu retornar por mais quatro anos e dar mais quatros anos de desenvolvimento para Carnaúba dos Dantas.

JCN: QUAL SUA AVALIAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL?

VALDENOR: Fazer uma avaliação do atual Prefeito pra mim é muito difícil, já que fui um dos concorrentes dele, eu acho que quem deve fazer avaliação da administração dele é o povo, na minha visão técnica é uma administração convencional igual a tantas outras que existem ai fora, agora eu não faço essa avaliação, quem deve fazer é o povo. Eu sei que no final da minha administração eu tinha uma aceitação de 94% mas não podia ser reeleito porque a lei não permitia.

JCN: QUAL SUA AVALIAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO?

VALDENOR: A governadora é uma pessoa totalmente preparada, foi Prefeita três vezes de Mossoró com a minha bandeira, com a bandeira dos Democratas e agora é Governadora. Governadora que apenas iniciou seu mandato. Nós estamos com poucos meses de mandato, não dá pra fazer uma avaliação do seu governo, mas ela está arrumando a casa, ela tá preparando o que ela disse, eu vou preparar o Rio Grande do Norte para o Futuro e eu acredito no governo dela. Eu acredito que o Seridó será uma das prioridades e eu acredito em Carnaúba dos Dantas, com a inteligência de todos aqueles que apoiaram a sua eleição, vamos trazer coisas diferentes como ela disse no seu pronunciamento em Carnaúba dos Dantas. Se Deus quiser nós vamos ter um diferencial de uma obra que vai marcar sua presença em Carnaúba dos Dantas.

JCN: FALE SOBRE O DEM MUNICIPAL?

VALDENOR: O DEM é um partido em Carnaúba dos Dantas que tem sua historia de 25 anos. Eu sou um dos seus fundadores, permanece intacto, é o partido da governadora, é o partido do meu líder político José Agripino, eu vou lutar com todas as forças para que o DEM continue vivo participando ativamente do processo político de Carnaúba dos Dantas. Aqueles que queiram continuar no DEM ou que um motivo ou outro queiram sair do DEM é um direito democrático, ninguém é obrigado a ficar no partido, mas o meu objetivo é fortalecer o DEM para as eleições municipais de 2012.

JCN: O QUE O SEU FILHO JUNIOR REPRESENTA PRA VOCÊ?

Junior é um jovem de 20 anos, muito inteligente, fazendo Engenharia Civil, e eu me orgulho muito de ser meu filho.Tem um futuro brilhante pela frente, vai ser um grande profissional, vai orgulhar Carnaúba dos Dantas e vai ser com certeza na política do futuro, meu herdeiro político. Eu vou entregar nas mãos dele a minha herança política que eu carreguei. E sempre ensinei a ele uma coisa só: ser honesto, ser leal, ter obediência aos princípios e a ética daquilo que ele esta defendendo, e é isso que eu espero de Junior: é que ele possa também como Engenheiro, quem sabe até como político, no futuro, dá uma contribuição como seu pai deu para Carnaúba dos Dantas.

Nenhum comentário: