2 de março de 2012

EM JARDIM DO SERIDÓ, METEOROLOGISTA GILMAR BRISTOT CONFIRMA INVERNO NORMAL PARA O SEMI-ÁRIDO NORDESTINO



O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, esteve em Jardim do Seridó, na manhã de hoje quinta-feira, 02 de março, onde proferiu palestra sobre a análise climática para o semi-árido nordestino, de acordo com a reunião que aconteceu recentemente em Natal. A reunião em Jardim aconteceu  no Auditório Mestre Galinho, Anexo III da Câmara Municipal de Vereadores, localizado à Rua Presidente Getúlio Vargas, 131, Centro.

O meteorologista analisou os parâmetros oceânicos e atmosféricos globais para prever o período chuvoso para os meses de março, abril e maio no semiárido do norte-nordeste brasileiro, comentou.

Na ocasião, o gerente do Setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, apresentou o relatório final da reunião. "Nós conseguimos entregar para o Governo do Estado uma previsão bem elaborada, bem discutida e que possivelmente vai possibilitar uma boa orientação para os diversos setores da sociedade", disse o meteorologista, destacando principalmente a Agricultura, os Recursos Hídricos e a Defesa Civil, atividades que estão ligadas diretamente com as condições de chuva.

De acordo com o relatório apresentado, as chuvas aqui no Estado ocorrerão de forma normal. Principalmente nas regiões Oeste, Central e parte da região do Agreste, onde agora acontecem as chuvas. Segundo Gilmar Bristot, a normalidade significa que as chuvas poderão ter uma distribuição regular. "Algumas áreas poderão ter chuvas a mais e outras deverão ter chuvas a menos. No total, no final do período chuvoso, nós teremos a condição de normalidade, que para o estado do Rio Grande do Norte é em torno de 600 a 650 milímetros", finalizou.

Na última década, o ano que mais choveu em Jardim do Seridó foi em 2004, exatamente 1.037,00 milímetros. A média pluviométrica jardinense é de 670,21 milímetros. Já o Açude Zangarelhas, responsável pelo abastecimento da cidade “sangrou” pela última vez no dia 14/05/2009. Jardim do Seridó ainda conta com outros dois reservatórios: o Açude do Riacho do Meio e a Barragem Passagem das Traíras. Eles transbordaram em 05/05/2011 e 23/04/2011, respectivamente.

Nenhum comentário: