15 de maio de 2013

ROYAL CINEMA DE TONHECA DANTAS ADAPTADA PARA DANÇA DE TEATRO


Royal Cinema, uma das valsas mais belas de todos os tempos e de autoria do carnaubense Tonheca Dantas já foi tema, no ano de 2012 de um Espetáculo de Dança da companhia “Retratos da Cultura Potiguar”. Dirigido por Karina Borja, o espetáculo foi realizado pelo SESC do Rio Grande do Norte.
Tonheca Dantas nasceu em 1871 e faleceu em 1940. Natural de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas foi músico, compositor e maestro, sendo autor de uma obra de mais de mil peças musicais. Despertou seu gosto pela música desde garoto, aprendendo com seus irmãos, em uma banda de música de sua cidade. Jamais teve formação superior como músico, sendo autodidata. Sendo compositor de uma vasta obra até hoje executada pelas bandas filarmônicas Brasil a fora e até mesmo no exterior, é de sua autoria a Valsa Royal Cinema, que compôs para um cinema da cidade do Natal, pertencente a um amigo. Esta valsa foi tocada exaustivamente pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, infelizmente executada como sendo de “autor desconhecido”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabėns ao blog por postar uma pågina tão bonita. Aqui de São Paulo não posso deixar de me emocionar ao ver o quanto Carnaúba é uma terra ao mesmo tempo sensível e forte