9 de julho de 2013

Marcha dos Prefeitos deve reunir 4 mil por mais recursos às cidades

Abertura da Marcha dos Prefeitos - Foto: Adriano Gomes

Com uma pauta marcada por reivindicações por mais recursos para os municípios, a 16ª Marcha dos Prefeitos deve reunir em Brasília cerca de 4 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O evento teve sua abertura marcada para nesta terça-feira, dia 9, e prossegue até quinta-feira. Saúde, previdência e educação estão entre os assuntos a serem discutidos na marcha, cujo tema dessa edição é o desequilíbrio federativo e a crise nos municípios.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, se reuniu nesta segunda com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para discutir a participação do governo federal no evento. A expectativa dos prefeitos é que a presidente Dilma Rousseff participe da abertura.

Um ponto destacado pelo presidente da CNM é a mobilização para a aprovação do Projeto de Resolução 60/2011, que inclui no regimento interno da Câmara dos Deputados a obrigação de ouvir os representantes dos municípios nos projetos de lei que resultem em impacto orçamentário. Ziulkoski argumenta que o Congresso aprova leis que criam despesas sem consultar os prefeitos, causando dificuldade à gestão dos municípios.

Nenhum comentário: