26 de setembro de 2013

GOVERNADORA VISITA OBRAS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO‏


Dando continuidade aos investimentos na área de educação, a governadora Rosalba Ciarlini visitou hoje (26) as obras do Centro Profissionalizante de Parnamirim. Localizado na Av. Abel Cabral, o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Parnamirim, a exemplo dos outros sete que também estão sendo construídos no Rio Grande do Norte, contará com 12 salas de aula, auditório, 6 laboratórios, biblioteca  e um ginásio poliesportivo com capacidade para 500 pessoas. 

Orçado em R$ 6,6 milhões, o complexo educacional vai oferecer ensino médio e profissionalizante aos estudantes da região, em regime de tempo integral. Durante a manhã, o estudante acompanha as aulas da grade pedagógica de ensino e no período vespertino ele participa das aulas de educação profissionalizante. Segundo a governadora, os cursos estarão de acordo com a realidade do mercado de trabalho local. "Por exemplo, no Centro Tecnológico de Mossoró, vamos oferecer cursos na área de petróleo e gás, fruticultura irrigada e no setor de serviços. Vamos dar condições para que o aluno possa ser imediatamente absorvido pelo mercado de trabalho”. 

A obra atualmente conta com 47 operários que trabalham nas fundações do ginásio e na estrutura das salas de aulas e laboratórios. “Já foram concluídos os serviços de estrutura e alvenaria do auditório e do refeitório”, informou a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, que também acompanhou a visita. A construção do centro é de responsabilidade da empresa AR Construções LTDA e tem a fiscalização da secretaria de Estado de Infraestrutura. A conclusão da obra está prevista para julho de 2014. 

Além dessa construção em Parnamirim, outros núcleos profissionalizantes estão sendo instalados, sendo um na Zona Norte, no bairro do Parque dos Coqueiros e outro na Zona Sul (bairro de Pitimbu ), que já está com mais de 50% das obras finalizadas. Mais sete cidades do Rio Grande do Norte abrigarão os centros. Em Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo, Alto do Rodrigues e Mossoró, as obras já começaram. Em Tibau do Sul e Macaíba, os projetos foram licitados e já estão prontos para serem iniciados.

A chefe do Executivo Potiguar destacou ainda que os núcleos educacionais vão gerar 3.200 novas vagas para o ensino profissionalizante e médio. “Estamos formando e capacitando novos profissionais para o mercado potiguar, vamos estar bem preparados para receber investimentos em qualquer área com potencial econômico no Rio Grande do Norte”, finalizou.

Nenhum comentário: