5 de dezembro de 2013

"UNI-RN APRESENTA ROYAL CINEMA DE TONHECA DANTAS

Os portões da Escola Doméstica de Natal estarão abertos no próximo dia 13 para a cultura potiguar. Neste dia, com entrada franca, ocorrerá nos jardins da Escola Doméstica, o lançamento do CD “Tonheca Dantas – o Andarilho das Eternas Melodias”, com músicas do compositor potiguar Tonheca Dantas interpretadas pela Filarmônica 11 de Dezembro, da cidade de Carnaúba dos Dantas (RN), sob regência do maestro Márcio Dantas de Medeiros. O evento tem início às 18h30.

O destaque é para os cem anos da valsa Royal Cinema, que projetou o compositor potiguar no cenário mundial e que se traduz em orgulho artístico para o Rio Grande do Norte em virtude de sua repercussão mundo afora. Inclusive, foi executada pela BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial.

O CD é parte do projeto “Compositores Potiguares”, que tem patrocínio exclusivo do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Na seleção das peças musicais, feita pela própria Filarmônica, constam valsas, dobrados, polca e maxixe.

O artista plástico, Dorian Gray, criou uma ilustração especial para a capa do CD, que será vendido ao preço de R$ 20,00 e terá a venda revertida para o Hospital Infantil Varela Santiago, referência no tratamento de crianças com câncer.

Segundo Cláudio Galvão, idealizador do projeto “compositores Potiguares”, grande parte dos componentes da Filarmônica 11 de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas, tem algum parentesco com o compositor. “Era a terra dele, que também nos deu Felinto Lúcio Dantas, outro nome importante da música potiguar”, acrescentou.

Sobre Tonheca Dantas 
Autor de mais de 1000 peças musicais, entre as quais a valsa Royal Cinema, Antônio Pedro Dantas, mais conhecido como Tonheca Dantas (1871–1940) nasceu em Carnaúba dos Dantas (RN), filho de João José Dantas e da escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santo. Foi 
músico, compositor e maestro. Despertou seu gosto pela música ainda na infância, prendendo com seus irmãos que tocavam em uma banda de música de sua cidade.
Tonheca era autodidata e não teve nenhuma formação musical. Ainda assim, foi maestro da B anda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e regente da Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Belém do Pará e da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba. Também ensinou música em muitas bandas do interior potiguar e paraibano.

Serviço:
Evento: lançamento do CD “Tonheca Dantas – o Andarilho das Eternas 
Melodias”
Horário: 18h30
Local: Escola Doméstica de Natal 
ALUISIO ALBERTO DANTAS


Nenhum comentário: