26 de abril de 2014

DIA “D” DE MOBILIZAÇÃO CONTRA GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO EM JARDIM DO SERIDÓ‏


Jardim do Seridó realiza neste sábado (26), o Dia “D” de Mobilização Nacional da Vacinação contra o vírus da gripe que têm como prioridade imunizar grupos com maior risco de adquirir a doença. O Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva e todas as Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas das 8h às 17h. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.  

Nos dias úteis, as salas de vacinas estarão abertas para atendimento em todas as unidades de saúde, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 16h. O objetivo é reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é grátis e protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. 

Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. 

A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da OMS. “Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, disse o secretário municipal de Saúde, Alex Moura. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Nenhum comentário: