12 de setembro de 2014

PESQUISA APONTA QUE 74.7% DOS SERIDOENSES ESTÃO SATISFEITOS COM A VIDA QUE LEVAM EM SUAS CIDADES

Gráfico-Satisfação

Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei mediu o grau de satisfação do seridoense em relação ao município em que vive. O trabalho envolveu 23 cidades do Seridó antigo e questionou se o entrevistado se sentia satisfeito com a vida que levava em seu lugar. O Agorasei apurou que 74.7% dos seridoenses se sentem satisfeitos com a vida que levam em suas cidades. 22.6% afirmam que não e os que não sabem responder somam 2.7%. Como era o esperado, os mais jovens demonstram que são os menos satisfeitos. Entre as pessoas ouvidas, dos 16 aos 24 anos de idade, o índice de satisfação é de 68.1%, enquanto os idosos acima de 70 anos chega aos 83.5%. “Por residirem em cidades do interior, longe de praias, shoppings e outras formas de lazer que uma capital oferece, há um desestímulo entre os jovens”, comenta o jornalista Josenildo Carlos, coordenador da pesquisa.

Outros fatores preponderantes, segundo o jornalista, são as oportunidades de estudo e trabalho. “Na maioria das cidades seridoenses inexiste instituições de nível superior e a falta de empregos é uma realidade, haja vista que os jovens não querem trabalhar no campo e em serviços braçais, a exemplo de seus pais”, explica.  Entretanto, se comparada com uma pesquisa nacional, realizada pelo Ibope em 2012, o índice de satisfação do seridoense é bem superior ao da média brasileira. O trabalho apontou que apenas 54% dos brasileiros são satisfeitos com a vida que levam. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 28 de agosto e ouviu 1.200 pessoas de 16 anos de idade e acima.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Acari, Cerro-Corá, Florânia, Cruzeta, Serra Negra do Norte, Carnaúba dos Dantas, São João do Sabugi, São Vicente, Equador, Tenente Laurentino Cruz, Ouro Branco, São José do Seridó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Santana do Seridó e Ipueira foram os municípios pesquisados.

Nenhum comentário: