12 de fevereiro de 2015

PREFEITURA DE PARELHAS INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE E A FEBRE CHICUNGUNYA

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de capacitação junto aos Agentes de Combate às Endemias para atividades concretas de prevenção ao mosquito e a febre CHICUNGUNYA. 

O enfermeiro Etel proporcionou aos agentes momentos de aprendizado teórico e em seguida a equipe foi ao campo realizar bloqueio nos locais estratégicos. Vale lembrar que a população precisa colaborar, eliminando os criadouros do mosquito que transmite as duas doenças: dengue e chicungunya.

As ações são simples e precisam virar hábitos. A família deve aproveitar um tempinho para dar uma olhada na caixa d`água e ver se estar limpa e bem fechada. Do contrário, o mosquito pode se reproduzir e depois sair por aí picando as pessoas e transmitindo a dengue. No quintal, alguém da família pode deixar as garrafas com as bocas para baixo e assim evitar acúmulo de água para proliferação do mosquito. Os sacos e depósitos de lixo também não podem ser esquecidos. Devem ficar fechados.

E para quem tem plantas a dica é colocar areia nos pratos dos vasos. Com essa simples ação, o mosquito não vai encontrar água para se reproduzir. Outro cuidado é com os pneus. Entregue os pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto para que não acumulem água da chuva. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos e até tampinhas de refrigerantes.

Nenhum comentário: