TV JCN: 12ª CAMINHADA DOS PEREGRINOS DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS 2016

17 de julho de 2015

EZEQUIEL INICIA NA PARAÍBA ARTICULAÇÕES ENTRE AS BANCADAS DO NORDESTE PARA DEFENDER RECURSOS PARA OBRAS DA SECA


O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza inicia a articulação dos estados nordestinos pela Paraíba. A ideia é criar uma união entre as forças políticas dos estados do Nordeste, para viabilizar ações e políticas de recursos hídricos regional. Ezequiel esteve ao lado de uma comissão de deputados estaduais visitando as obras de transposição do Rio São Francisco, que integra o eixo Norte, Lote 7, no município de Cajazeiras (PB).

“A Paraíba é o Estado que mais se assemelha com a realidade vivida pelo povo do Rio Grande do Norte. É preciso unir forças com respaldo das bancadas, juntando o nosso RN e demais estados nordestinos, com problemas parecidos. Temos uma alternativa definitiva para o problema da crise hídrica do Nordeste que é, de fato, a transposição das águas do Rio São Francisco”, afirmou Ezequiel.

Em Cajazeiras, os  deputados estaduais George Soares, Galeno Torquato e Gustavo Fernandes também integrantes da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte acompanharam a visita. Da Paraíba, o presidente interino da Assembleia, João Henrique e os deputados Galego de Souza e Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar. Os parlamentares estiveram na Barragem Boa Vista em São José de Piranhas (PB) e na Barragem de Caiçara,  em Cajazeiras (PB). 

De acordo com informações, as obras do Eixo Norte da transposição na parte da Paraíba estão praticamente concluídas, com quase 90% de sua totalidade pronta. Enquanto que as obras no estado do Ceará, que complementam as da Paraíba e são fundamentais para o escoamento das águas, estão com menos de 50%.

As obras de transposição do Rio São Francisco estão previstas para serem concluídas e entregues em 2017. O projeto contempla 477 quilômetros de canais, formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. As obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes de 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: