Há alguns anos atrás, algumas pessoas de Carnaúba dos Dantas, residentes em Natal e liderados por Maria Goreti e Joana D´arc, percebendo o número crescente de conterrâneos morando na capital, idealizaram a organização de um grupo que viesse a reunir o povo da nossa terra.
A esse grupo, somaram-se outras pessoas, tais como, Carlos Magno, Totinha Lopes, Izabel Dantas, Velela, Ageu e Inácia, entre outros.
Daí nasceu o desejo de organizar os encontros de confraternização aqui em Natal, por meio de feijoadas e jantares como forma de arrecadar recursos para a Festa de Nossa Senhora das Vitórias e, a partir de então, instituir uma novena na festa dedicada aos Carnaubenses ausentes.
A Noite dos Carnaubenses Ausentes tornou-se tradicional e já era um referencial para o encontro de gerações de carnaubenses espalhados pelas mais diversas regiões do país. A cada ano, crescia o número dos conterrâneos residentes em cidades como: Natal, Santa Cruz, Currais Novos, João Pessoa, Capina Grande, Fortaleza, Recife, São Paulo e outras tantas espalhadas pelo Brasil que programavam esse encontro na nossa Carnaúba dos Dantas justamente na época da Festa de sua Padroeira.
No dia 16 de novembro de 2003 foi realizada na Granja Clívia Marinho Lopes, em Macaíba, um encontro com a colônia dos Carnaubenses Ausentes radicados em Natal com o objetivo de criar a Associação.
A partir deste encontro foi formada uma comissão para providenciar a elaboração do Anti-Projeto dos Estatutos e outros documentos necessários para fundação da entidade. Esta comissão era formado pelos carnaubenses Antonio Lopes Neto (Totinha), Humberto Dantas, Adalberto José Dantas, Roberto Augusto Dantas, Fernando Dantas Arbués e Margarida Araújo Dantas da Silva (Ety). Sob a presidência de Margarida no dia 15 de janeiro de 2004 em assembléia geral culminou-se os trabalhos de fundação da ARCA. Uma vez concluída todo o processo burocrático, seis meses depois foi formada uma comissão eleitoral por Adalberto José Dantas, José Luciano da Silva e José Marinho Lopes, para eleição da primeira diretoria referente ao biênio 2004/2006. Portanto, a ARCA teve a sua primeira diretoria formada por:
Presidente: Antônio Lopes Neto
Vice-Presidente: Fernando Dantas Arboés
Primeiro Secretário: Humberto Dantas
Segundo Secretário: Margarida de Araújo Dantas da Silva
Primeiro Tesoureiro: Roberto Augusto Dantas
Segundo Tesoureiro: Valdemar Cândido Filho
Primeiro Diretor de Eventos Sociais: Carlos Magno Dantas de Medeiros
Segundo Diretor de Eventos Sociais: Maria Anunciada de Medeiros
Conselho Fiscal: Aldanira de Medeiros Dantas, Francisca Dantas Cavalcanti (Titi),
Patrício Torres de Medeiros,
Suplentes: Ana Alice Dantas Arboés e Ladislau Veríssimo de Medeiros.
RELAÇÃO DOS MEMBROS DA NOVA DIRETORIA - BIÊNIO 2008/2010
CONSELHO ADMINISTRATIVO:
• PRESIDENTE: Humberto Dantas
• VICE-PRESIDENTE: Antonio Lopes Neto
• 1º SECRETÁRIO: Lívia de Medeiros Lopes Dantas
• 2º SECRETÁRIO: Fernando Dantas Arboés
• 1º TESOUREIRO: José Luciano da Silva
• 2º TESOUREIRO: Valdemar Candido de Medeiros Filho
• 1º DIRETOR DE EVENTOS SOCIAIS: Maria Anunciada Medeiros
• 2º DIRETOR DE EVENTOS SOCIAIS: Hilda Moura Martins
CONSELHO FISCAL:
MEMBROS EFETIVOS
• Mariberto Dantas
• Patrício Torres
• Francisca Dantas Cavalcanti
MEMBROS SUPLENTES
• Wendel Dantas de Medeiros
• Ladislau Veríssimo de Medeiros
• Liberalino Fernandes da Costa Júnior
2 comentários:
A ARCA é uma associação sem fins lucrativos que muito tem ajudado a Carnaúba dos Dantas em vários aspectos como: Sócio-cultural, filantrópico, Saúde, educação e também religioso.
QUERO TBM PARABENIZAR A TODOS OS CARNAUBENSES AUSENTES, EM ESPECIAL A ARCA PELO BELISSIMO APOIO EM TODOS OS EVENTOS DA SOCIEDADE COMO UM TODO. E PELA GRANDE PARCERIA COM O JORNAL JCN E EQUIPE TODOS OS ANOS... OBRIGADO POR TUDO E ESTAMOS AQUI PARA VIVENCIAR JUNTOS CADA MOMENTO DA VIDA. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS SMEPREEEEEEEEEE ASSINA JUQUINHA DO JCN
Postar um comentário