22 de dezembro de 2009

ESPECIAL FIM DE ANO DO JCN: AUTO DE NATAL EM CURRAIS NOVOS

Por Fátima Souza e Erika Silva - Da Redação
Fotos: Arquivo

O Grupo Teatral Adoleart, no seu 5° ano, proporciona a Currais Novos mais uma edição do espetáculo Auto do Natal. Retratando o Nordeste em suas particularidades e interesses, este ano, o espetáculo vem com o tema “Auto do Fogo Encantado”, baseado na figura do homem e da mulher sertanejos e no poder da cultura do povo nordestino.

O espetáculo conta com o elenco totalmente currais-novense de 20 atores e dançarinos, todo alunos de escolas públicas, além de cinco diretores e produtores culturais de diferentes áreas da arte. Em 2009 o espetáculo também contará com a participação de alunos da APAE, que abrilhantarão ainda mais o Auto.


A direção geral e texto ficaram por conta do jovem e talentoso ator Railson Moreno. O elenco conta ainda com o talento de Jack Leidson, que também é diretor do espetáculo e o produtor; do poeta popular e produtor cultural, Junior Caçarola, que também será o diretor de iluminação. Somando ao time o artista plástico Manoel Neto, responsável pela maquiagem e adereços, e o dançarino Wilker Cordeiro, diretor da coreografia.

Os ensaios são intensificados nesta reta final que antecipa o grande dia e acontecem na Casa de Cultura Popular, diariamente, onde também estão sendo realizada a montagem de cenas, oficinas, aulas de teatro de rua e várias outras atividades de formação dos atores.

O Grupo Teatral Adoleart iniciou no Projeto do PETI, na direção do produtor cultural e diretor Borges Potiguar. Com o limite de idade dos atores permitido pelo Programa de Erradicação excedido, os atores deram continuidade ao trabalho, e comemoram cinco anos do Projeto em grande estilo, com o já tradicional Auto de Natal.

“O Adoleart mostrou um novo mundo para todos os atores e proporcionou uma nova perspectiva de vida para todos nós, apesar do ainda pouco apoio, estamos muito felizes com esses cinco anos de história”, disse Railson.

Nestes cinco anos, o grupo teatral cresceu e se profissionalizou, e é hoje é considerado patrimônio cultural de Currais Novos. Formados por jovens atores, muitos deles em estado de risco social, o projeto contribui com a inclusão e educação desses jovens. O resultado do trabalho são os espetáculos produzidos pelo grupo.

Em 2009, o Adoleart, apesar das dificuldades, o estreou alguns espetáculos, entre eles: a “Encenação da Paixão de Cristo”, “Defeito de Fabricação” e agora, encerra o ano com o “Auto do Natal”, proporcionando a cidade momentos marcantes e demonstrando, que apesar das barreiras, a veia cultural que o Seridó tem transpõe qualquer obstáculo e torna a vida da população muito mais cheia de cultura e emoção.

O Espetáculo acontece apenas no dia 23 de dezembro, entre as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino, a partir das 20h.

Nenhum comentário: