10 de dezembro de 2010

ABRIGO DE IDOSOS DE PARELHAS CHEGA AOS 10 ANOS DE EXISTÊNCIA E PRECISA DE AJUDA



É difícil a situação do Abrigo de Idosos de Parelhas "Guiomar Virgilio". Administrado por Clécio Virgilio, irmão da fundadora, as dificuldades são muitas. De acordo com e-mail enviado à amigos por Liziane Virgilio, sobrinha de Clécio, faltam medicamentos, material de limpeza, higiene pessoal, alimentação adequada, sem falar na ajuda de custo para os funcionários. A instituição não recebe, de acordo com ela, nenhuma verba do poder público. A prefeitura de Parelhas, quando ajuda, é com R$ 850 por mês. Há 1 ano e meio Clécio Virgilio tenta apoio do Governo do Estado, mas até agora nada. O abrigo está incluído no programa Cidadão Nota 10, da Secretaria de Tributação do Estado (aquele que libera a verba através de doações de cupons fiscais), mas os recursos não saem com a freqüência ideal para as necessidades diárias.

No e-mail, Liziane relata que uma das opções de ajuda pode ser em fralda geriátrica, que são caras e o consumo no abrigo é muito alto. Mas, qualquer tipo de doação, como roupas de cama e banho são bem vindas. Também é possível ajudar durante o ano todo doando seus cupons fiscais ou se cadastrando para as doações, a partir de R$ 5 por mês. Hoje são apenas 100 sócios que contribuem mensalmente.

O Abrigo de Idosos de Parelhas foi o grande sonho de Guiomar Virgílio. Quando viva, presidia a Associação Beneficente Virgem dos Pobres, conseguiu o terreno onde hoje funciona o abrigo através de uma doação de outra associação de fiéis da Igreja Católica, mas infelizmente morreu antes que ele se tornasse realidade. A família e amigos levaram o sonho adiante, e nesta sexta-feira (10) à casa completa 10 anos de existência, atendendo hoje a 20 velhinhos, de Parelhas e de cidades vizinhas.

Nenhum comentário: