Estamos no término do ano letivo e enquanto alguns professores pensam nas férias, outros já se organizam para continuar estudando nas férias, fortalecendo assim sua formação continuada. Essa formação não deve ser compreendida como uma aquisição de novas técnicas de ensino ou implantação de receitas prontas para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
A formação do professor é um ato de reflexão, organização de pensamentos, conhecimentos teóricos, pesquisa e até mesmo descobertas, é a oportunidade de o professor revisar e aperfeiçoar sua própria prática.
A expressão “Formação Continuada” se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humano como prática que se transforma constantemente. A formação continuada é importante para o profissional, pois é por meio dela que mudamos a realidade e construímos o saber, saber esse que precisa ser revisto e ampliado sempre.
Enquanto educadores, é necessário atualizarmos os nossos conhecimentos, principalmente para analisarmos as mudanças que ocorrem em nossa prática. A sociedade vive em constante transformação e cada ser humano é dependente de um aperfeiçoamento periódico.
Por isso amigos professores, aproveitem as férias para descansar, mas tirem um tempinho de descanso e se dediquem a aprender um pouco sobre aquilo que ainda não sabem! Boas férias, Feliz Natal e um 2012 cheio de realizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário