Neste final de semana ocorreu mais uma reunião da Comissão de Mobilização e Acompanhamento da Nova Biblioteca Pública Municipal Maria de Jesus Bezerra, estiveram presentes a Coordenadora da Biblioteca Amélia Nadja, a Secretária Municipal de Educação Francinete Ferreira, Vice-presidente do PT de Acari Júnior Veras Galvão, o Presidente do PT de Acari Marcelo Manduca, as arquitetas Mézia Araújo e Wilka Ferreira e vários funcionários da biblioteca. A reunião foi conduzida por Marcelo Manduca que apresentou as informações da mobilização ocorrida e todos os dados referentes ao projeto, informou como se deu a escolha das arquitetas Mézia e Wilka, o valor proposto pelas profissionais para elaboração do projeto R$ 9.600,00 (neve mil e seiscentos reais), que foi baseado em parâmetros do mercado. Também foi apresentado por Marcelo o desejo de construir a Rede de Leitura Acariense, integrando a estrutura funcional da Biblioteca Municipal as bibliotecas/salas de leitura das escolas públicas e das bibliotecas comunitárias, integrando as ações entre elas.
No segundo momento as arquitetas Mézia Araújo e Wilka Ferreira apresentaram a proposta arquitetônica, enfatizaram que toda a construção será adequada às pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade plena, mantendo as características arquitetônicas da construção do antigo Jardim de Infância no espaço destinado ao público infantil com uma proposta contemporânea para o espaço destinado ao público juvenil e adulto, como também para o auditório e o ambiente de exposições. Em seguida as arquitetas abriram espaço para sugestões dos presentes, onde foi discutido principalmente a possiblidade da existência de banheiros direcionados ao público infantil, ideia que foi contemplada pela proposta de Funcionário da Biblioteca Agildo Júnior.
Após a aprovação, pelos presentes, da proposta arquitetônica a palavra foi repassada para Júnior Veras Galvão que apresentou as informações sobre a emenda no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) que tinha sido encaminhada pelo Dep. Vicentinho PT/SP, para a construção da obra. Júnior informou ter ocorrido um erro por parte da assessoria do Deputado que ao registrar a emenda ao contrário de registrar como reforma da biblioteca, registraram como construção de pavimentação de ruas, para tirar todas as dúvidas suscitadas após o repasse das informações, Júnior ligou diretamente para Vicentinho que falou com os presentes a reunião através do viva voz do telefone. Na oportunidade Vicentinho pediu desculpas a todos e informou que mesmo tendo uma assessoria de competência reconhecida, ela está suscetível a erro, mas que o município não perderá os cem mil reais, pois está alocado para pavimentação. E para que o projeto da biblioteca se torne realidade, ele se comprometeu em defender a proposta no seu Conselho Político para definir emenda em valor superior ao que seria disponibilizada para 2011. Por fim Vicentinho parabenizou o empenho dos que estão lutando pela concretização da proposta, principalmente por ser um marco para a cultura local. Marcelo Manduca agradeceu as palavras e o compromisso de Vicentinho, como de todos presentes a reunião além dos outros membros da Comissão e de Eduardo Medeiros (Edu de Expedito) que não puderam estar presentes por motivos superiores e informou que fará gestão junto ao Mandato da Dep. Fátima Bezerra PT/RN para definir emenda à proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário