19 de maio de 2012

CARNAÚBA DOS DANTAS: SECA, FALTA E MAU USO DA ÁGUA…


Comunidade Garrotes já vivencia a grave situação de falta d”água!
Cabe a nós enquanto carnaubenses conscientes e senhores dos nossos problemas, avaliar as muitas consequências negativas, provocadas pela ausência de chuvas... Os jornais tem estampado em grandes manchetes um alto número de cidades com o mesmo problema. A seca provoca efeitos devastadores. Atualmente, muitos têm menos água do que precisam.
Há muitas cidades que não souberam avaliar o que representa o cuidado e o uso adequado da água; é desperdiçada, contaminada, e os efeitos a longo prazo são fatais já que é um elemento determinante em nossa vida. A inércia política dos atuais administradores da cidade, agrava a crise da água. Esta crise aumentará a crescente escassez por falta de água nas comunidades, como é o caso da Comunidade Garrotes que já vivencia a grave situação.
E é se colocando no lugar de pessoas como Dona Helena, moradora do Garrotes, que qualquer pessoa em situação semelhante, passaria a perceber ”onde o sapato realmente aperta”, quando tem que pagar por uma pipa d”água, cerca de R$ 100,00(cem reais), devido o catavento daquela Comunidade, quase sempre está quebrado. Em nossa cidade, a concorrência política agrava a crise da água. O cidadão consciente, percebe o discurso demagógico dos nossos políticos, e se preocupam cada vez mais, com a falta de responsabilidade destes, na utilização das verbas existentes, não priorizando possíveis soluções de sobrevivência para os mais afetados.
O certo é que, o leito do Rio Carnaúba precisa ser melhor aproveitado e as águas do Açude Monte Alegre precisam de monitoramento, visando um melhor uso em dias de maior necessidade. Por outro lado, boa parte dos seres humanos considera o solo, como algo morto, onde pode colocar, acumular ou jogar qualquer produto sólido ou liquido que já não é mais útil. Sendo assim, e é assim, a crise causada pela falta de água nos próximos meses, comprovada pelo especialistas da área, será de proporções enormes e aumentará, devido a crescente escassez por falta de água na nossa região.

Nenhum comentário: