20 de maio de 2012

ESTUDANTES ACARIENSES PODERÃO TER BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS COMO MEDICINA E ENGENHARIA‏


No último sábado, 12, o PT de Acari apresentou mais algumas propostas para compor o programa de governo para as eleições municipais. Entre as propostas, foi apresentada o Programa de Bolsas de Estudos, o objetivo é garantir para os jovens acarienses estudantes da escola pública a oportunidade de ingressar e conseguir se manterem em cursos como medicina e engenharia, e ao mesmo tempo garantir fixação desses profissionais no serviço público local para atender a necessidade da população e da gestão.

O ingresso e principalmente a permanência nos cursos de medicina e engenharia, ainda é uma barreira muito grande para os estudantes da escola pública. Temos ainda uma defasagem entre o ensino público e o privado que impede o ingresso, além disso, a condição financeira se configura como mais uma barreira para a permanência desses jovens nos cursos.

Outro problema são as despesas com aluguel, compra de livros, viagens etc. e, às vezes, o estudante e a família não têm o suporte financeiro para arcar com essas despesas.

Ao mesmo tempo os municípios carecem desses profissionais efetivos em seus quadros, provocando uma alta rotatividade de profissionais na função, algo que provoca descontinuidade no oferecimento dos serviços públicos. Por isso, a proposta mostra como agente facilitador na vida dos jovens acarienses.

“Desejamos resolver dois problemas com apenas uma iniciativa”, ressaltou Marcelo de Manduca, presidente do PT de Acari.


Para o prefeito de Acari Tom, a proposta é de extrema importância, principalmente porque é fruto de discussão e da identificação de um problema a ser solucionado. “A administração municipal tem todo interesse em implementar uma ação como esta. Ficaremos dependendo agora somente da formalização do processo, já que depende de orçamento e aprovação pela Câmara Municipal. Mas já me comprometo a iniciar as discussões para que a gente inclua no orçamento do próximo ano, e se garanta a viabilidade do projeto, principalmente por atender um público carente de apoio”, disse ele.

Nenhum comentário: