É como nos diz Graziela Becker! “Desde a época em que habitava as cavernas, o ser humano vem manipulando cores, formas, gestos, espaços, sons, silêncios, superfícies, movimentos, luzes, com a intenção de dar sentido a algo, de comunicar-se com os outros.”
O texto teatral “VIDA DE BRINQUEDO” do carnaubense Alcebíades Gabriel da Silva, encaixado nesse contexto filosófico, é um dos vencedores do 1º CONCURSO DE PEÇAS TEATRAIS FILOSÓFICAS, e será um dos textos encenados, na montagem de espetáculos, em nível de Ensino Fundamental, depois de sua recente publicação, na Coleção Filosofia e interdisciplinaridade, lançada pela EDITORA SHOFOS LTDA, na capital paranaense de Santa Catarina.
VIDA DE BRINQUEDO, como um dos vencedores do concorrido concurso de textos teatrais brasileiros, vem reafirmar que a comunicação entre as pessoas e a leitura de mundo não se dá apenas por meio da palavra. Afirmando a apropriação da linguagem e dando sentido a mesma, na necessidade de que se aprenda a operar seus muitos códigos.
Para a expressão de sua arte, nessa sua recente publicação, Alcebíades Gabriel da Silva, considera a escola como um espaço destinado à alfabetização na linguagem das palavras, fortalecendo a idéia de que é preciso existir um espaço também para a alfabetização nas linguagens da arte. O ser humano é por natureza um ser de expressão total. Tudo o que sente, pensa e sabe pode ser expresso através de múltiplas linguagens: pelo olhar, movimento, gesto, choro, fala, desenho, pintura, modelagem, escultura, música, canto, escrita…
A livre expressão do texto VIDA DE BRINQUEDO destaca a vivência e os sonhos de cada criança, seus sentimentos, sua vida afetiva e seus conhecimentos anteriores, fazendo dela, um ser único e rico, super valioso, conscientes de que a expressão da criança só será livre em um clima de confiança, de permissão e de aceitação no ambiente em que estiver inserida. Veja o link ao lado, e veja a publicação na íntegra: http://www.centro-filos.org.br/site2011/administrador/sophos//livros_pdf/Filosofia_e_Teatro.pdf
DO BLOG: Carnaúba se orgulha dos seus filhos, sabendo que cada palavrinha dita ou escrita, tem um pouco do nosso chão, da nossa paisagem ímpar, enriquecida em fortes cores pela experiência de vida desse nosso jovem escritor!! PARABÉNS ALCEBÍADES… PARABÉNS GABRIEL LEE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário