26 de maio de 2016

MINISTRO DO TURISMO ANUNCIA DIVULGAÇÃO DOS ESTADOS NA CASA BRASIL


A divulgação dos atrativos do país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi um dos temas dominantes da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada em Brasília. O evento contou com a presença do ministro Henrique Eduardo Alves que falou sobre a importância da Casa Brasil, espaço do Governo Federal que será montado no Píer Mauá durante o período da competição, para mostrar as belezas do país.

“Esperamos receber turistas de mais de 200 países, além de 25 mil jornalistas durante a Olimpíada. A Casa Brasil é como uma miniatura do Brasil, tudo estará lá”, afirmou o ministro. No encontro, o ministro reforçou a importância de cada secretaria estadual de turismo contribuir para que a gastronomia, a cultura e o folclore estejam contemplados na programação da Casa Brasil.

Ainda durante o encontro, representantes do Fornatur entregaram ao ministro Henrique Eduardo Alves um documento com algumas pautas prioritárias do setor como a flexibilização de vistos para turistas estrangeiros e legalização de jogos. O ministro também reafirmou o empenho em retomar o projeto para criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEITs). “Certamente, com toda a riqueza do país, podemos ter no Brasil várias ‘Cancuns’”, afirmou, em referência à cidade mexicana símbolo do potencial de geração de emprego e renda a partir do incentivo ao turismo.

Congresso nacional da categoria, em São Luis (MA), vai abordar atendimento aos diferentes públicos como LGBT, terceira idade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A partir dessa quarta-feira (25), centenas de guias profissionais vão se encontrar em São Luís (MA), para o 36º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. O evento, que vai até o dia 29, conta com o apoio do Ministério do Turismo, que terá um estande para orientar os profissionais do ramo sobre políticas voltadas à categoria e expor iniciativas de acessibilidade na área.

“A crescente oferta de atrativos e destinos turísticos, cada vez mais variados, têm ampliado o mercado para os guias e exigido mais qualificação profissional. Por isso, é fundamental que o grupo se reúna e discuta as melhores práticas e oportunidades para o segmento”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “A marca de um destino, em parte, depende do trabalho desenvolvido pelos guias de turismo que ajudam na consolidação da imagem local”, completou Alves.

O Ministério do Turismo trabalha pela valorização dos guias profissionais, essenciais para o bom atendimento aos viajantes. A presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Irma Karla, reconheceu o envolvimento da Pasta. Para ela, o apoio do Ministério do Turismo aos guias é fundamental para o trabalho em harmonia.

Nenhum comentário: