9 de junho de 2022

SANTANA DO SERIDÓ: CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DIVULGA ESCLARECIMENTO SOBRE O "26° SANTO ANTÔNIO DO POVO"

 


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) informa que interditou por irregularidades nas estruturas físicas o "26° Santo Antônio do Povo", evento alusivo ao mês junino, no município de Santana do Seridó, na quarta-feira (08). Vale ressaltar que o CBMRN, dentro da legalidade, tentou a todo instante, viabilizar a realização do evento conforme programado, recebendo inclusive o projeto para a análise da Prefeitura de Santana do Seridó na noite da última terça-feira (07), poucas horas antes do início da festividade. No entanto, a documentação apresentada referente ao projeto do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o CLEP (Certificado de Licenciamento de Estruturas Provisórias), ERAM DATADOS EM 2018, LOGO DESATUALIZADOS (VENCIDOS).

Por conseguinte, foi orientado a todo momento ao município que os projetos deveriam ser apresentados com dez dias de antecedência, além dos trâmites realizados para a liberação do evento, como: pagamento de taxa de vistoria referente a AVCB, emissão de ART de manutenção dos sistemas de prevenção contra risco e incêndio; apresentação do projeto do evento temporário, pagamento da taxa de análise e vistoria (TCLEP), apresentação das ART e entre outras providências. Apesar do projeto ter sido aprovado e atualizado posteriormente, o setor de vistoria foi até o local e constatou que não tinha sido instalado nenhum dos preventivos necessários na edificação permanente. Diante da necessidade de proteção à sociedade local e em razão da imposição prevista pela legislação (lei complementar 601, de 07 de agosto de 2017), o evento foi INTERDITADO e a equipe de vistoriadores no dia seguinte (09) retornou para verificar o cumprimento das pendências para que todas as medidas de segurança sejam devidamente instaladas e estejam em pleno funcionamento dentro da legalidade, sendo realizada a desinterdição.

Diante dos fatos e das análises técnicas, o Corpo de Bombeiros Militar do RN reitera, acima de tudo, o compromisso com a prevenção e a segurança da população potiguar, orientando a todos os organizadores de eventos públicos e privados que cumpram fielmente com as normas de proteção Contra Incêndio e Controle de Pânico do Estado do RN.

Neste momento, os bombeiros de Caicó ainda estão no local realizando uma nova vistoria do evento. A estrutura definitiva foi liberada, porém,  a estrutura de eventos temporários ainda está em processo de vistoria.

Nenhum comentário: