Histórico da Filarmônica 24 de Outubro
A escola de música foi fundada em 1985 pelo maestro Ubaldo Medeiros. Sua apresentação inaugural ocorreu em junho de 1986, e sua inauguração oficial deu-se em outubro do mesmo ano, durante a festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Na ocasião, recebeu o nome de Banda Filarmônica 24 de Outubro, em homenagem à data de fundação do município.
Em agosto de 1988, o maestro Bembem Dantas assumiu a direção da banda. Desde então, a Filarmônica de Cruzeta, como passou a ser popularmente conhecida, tem se destacado como uma das bandas mais atuantes do estado. Do ponto de vista social, cultural e técnico, representa um dos trabalhos de maior repercussão dentro e fora do Rio Grande do Norte.
A Filarmônica de Cruzeta foi também uma das primeiras instituições a abrir o debate sobre a importância das bandas de música na formação sociocultural e educacional de crianças e jovens, utilizando a prática musical como veículo de inclusão. Com isso, projetou oportunidades para centenas de músicos de Cruzeta e de outras regiões se capacitarem, qualificarem e exercerem seu papel na sociedade com dignidade e cidadania.
É inegável a significativa colaboração da Filarmônica no resgate e valorização dessas importantes instituições socioculturais: as bandas de música no RN.
Sempre em destaque na mídia, nossa Filarmônica já gravou sete CDs e um documentário — Uma Cidade Musical — produzido pela TVU-Natal e dirigido por Rosália Figueiredo. Esse documentário foi vencedor do 7º Festival do Vídeo Potiguar, na categoria de melhor filme. A Filarmônica também foi objeto de estudo em diversas pesquisas acadêmicas, como a dissertação de mestrado Bandas de Música, Escolas de Vida, do professor Ronaldo Ferreira de Lima (UFRN).
Reconhecida em 2009 como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC), a Filarmônica 24 de Outubro tem hoje ex-integrantes ocupando cargos importantes em diversas partes do país e até no exterior, atuando como instrumentistas, professores, regentes, compositores, produtores musicais e gestores culturais — a maioria com formação superior e pós-graduação.
Atualmente, a Filarmônica conta com cerca de 50 integrantes, tem a
Prefeitura de Cruzeta como principal mantenedora e é gerida pela Associação
Musical e Cultural de Cruzeta (AMUSIC), cuja coordenadora institucional é a
professora Magna Medeiros Dantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário