De 31 de julho a 2 de agosto, o município de Serra Negra do Norte recebeu a Boné Brasil – 1ª Feira Nacional da Cadeia Produtiva do Boné, um evento histórico para o setor que movimenta a economia do Seridó Potiguar. Entre os destaques da programação, as palestras promovidas pelo Sebrae RN sobre E-Commerce e vendas online ganharam atenção especial do público, ao oferecerem conhecimento prático e estratégico para empreendedores que desejam ampliar mercados e conquistar novos clientes no ambiente digital.
Totalmente gratuitas e abertas à população, as palestras foram idealizadas com o objetivo de profissionalizar e fortalecer o setor boneleiro por meio da inovação e da presença digital. A analista técnica da Unidade de Negócios e Inovação do Sebrae RN, Ariadna Silva, destaca a proposta inédita: “a gente trouxe de forma pioneira e inovadora um consultor credenciado do Mercado Livre. Arrisco dizer que é a primeira vez que a gente faz isso no RN. Sabendo de todo o potencial da região, uma palestra como essa vem como um propulsor para a galera que está aqui, abrindo as fronteiras”.
A iniciativa do Sebrae integra um esforço maior de inserção dos pequenos negócios nos diversos eixos de mercado. “Temos uma área de negócios que atua em todos os mercados – local, nacional, digital e até internacional – com consultores especializados em cada frente. Nosso papel é ajudar o empreendedor a acessar novas oportunidades”, explica Ariadna.
Na noite da sexta (1), o público lotou a praça para acompanhar a palestra “Do RN para o Brasil: como vender bonés no Mercado Livre e escalar suas vendas”, conduzida pelo especialista em E-Commerce Vinícius Victor Silva, que é consultor certificado pelas maiores plataformas de Marketplace do país.
O palestrante dividiu sua fala em três eixos: introdução ao E-Commerce e ao conceito de Marketplace; estratégias de precificação com foco em geração de caixa; e posicionamento digital com base em análise de demanda e diferenciação dos produtos. “O Marketplace é uma vitrine poderosa. Um a cada três brasileiros tem o app do Mercado Livre. As pessoas da região compram, mas praticamente ninguém do Seridó vende. Está mais do que na hora de mudar isso”, alertou Vinicius Silva.
Além disso, o consultor do Mercado Livre também introduziu o conceito de Drop-Shipping, um modelo de vendas em que o vendedor atua como intermediário entre o consumidor final e o fornecedor: “é uma febre em grandes centros, e acredito que pode transformar também a realidade de pequenos vendedores do Seridó”.
Na noite do sábado (2), foi a vez do público acompanhar a palestra “Alavancando vendas online com a Shopee”, ministrada por Leonardo Silva, Head de Engajamento com o Vendedor da plataforma. O especialista apresentou as principais ferramentas da Shopee, como a Central do Vendedor, os programas de afiliados, as lives de venda e os anúncios patrocinados, mostrando como cada recurso pode ser utilizado de forma estratégica.
Leonardo explicou que a Shopee vê com bons olhos o potencial da região: “estamos aqui porque acreditamos no Seridó. Esta é uma região produtiva e estratégica, e queremos ajudar os empreendedores locais a se digitalizarem e expandirem seus negócios com a nossa plataforma”.
As palestras despertaram o interesse de jovens empreendedores como Walberson Caio Tavares, da Bonelaria Dantas (Caicó), que já atua com vendas online via redes sociais, mas ainda não havia explorado Marketplaces. “O que mais me impactou foi saber que não há vendedores de bonés do RN no Mercado Livre. Isso me despertou para uma nova possibilidade. A entrada é muito mais simples do que pensava”, observou Walberson.
Já Bernardo Brito de Farias, de 21 anos, é de Serra Negra do Norte e há 7 meses começou a comercializar bonés personalizados. “Mesmo estudando Fisioterapia, vi no boné uma grande chance de renda. Trabalho de casa, faço tráfego pago e consigo atender meus clientes. Agora, entendi que posso ampliar ainda mais ao colocar meus produtos em plataformas como o Mercado Livre. É uma área promissora e ainda inexplorada na nossa região”.
A programação de palestras do Sebrae durante a Boné Brasil foi um marco para os empreendedores da região, evidenciando que, com conhecimento, planejamento e estratégia, os bonés do Seridó podem conquistar vitrines digitais em todo o país e além. “Se grandes plataformas como Shopee e Mercado Livre já enxergam o potencial da nossa região, nós também precisamos acreditar e nos preparar para ir mais longe”, concluiu a analista do Sebrae, Ariadna Silva.
Correios: da logística à consultoria
Parceiros essenciais no fortalecimento da cadeia produtiva do boné, os Correios também marcaram presença na Boné Brasil. A superintendente regional, Jaqueline Costa do Nascimento, reforçou a importância da atuação da empresa não apenas na entrega dos produtos, mas também como agente de desenvolvimento para o comércio eletrônico.
“Apoiamos essa cadeia produtiva com transporte para todo o Brasil, mas também com consultorias em comércio eletrônico, exportação e gestão de estoques. Apresentamos aqui o nosso novo serviço, o Correios Log+, que oferece uma solução completa: desde armazenagem, separação, etiquetagem até a entrega e logística reversa. É uma solução ideal para quem quer crescer com o E-Commerce”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário