31 de outubro de 2009

EXCLUSIVO: COSME, A GRANDE ARRANCADA DA MÚSICA CATÓLICA NO BRASIL


Irreverente, alegre, sem deixar de lado a religiosidade, assim é o cantor Cosme, que se apresentou em Carnaúba dos Dantas na Praça de eventos, por ocasião da missão jovem realizada pela paróquia de São José.

Cosme que está lançando o seu mais novo trabalho, ele que afirma já ter sido traficante, lançar seu terceiro CD, "Pipocando a alegria".

Para quem não conhece o trabalho de Cosme, essa foi uma boa oportunidade: o disco traz a marca dos dois trabalhos anteriores do cantor, com vários ritmos (forró, samba, bolero, rock...).

Cosme hoje faz parte de um grupo de oração no Rio de Janeiro. Mas nem sempre foi assim. Por isso, além de animar a multidão em Praça, o cantor contou sua história de vida. "Fui traficante de drogas durante nove anos e um dos fundadores do Comando Vermelho. Meu pai era alcoólatra, e minha mãe até se envolveu com prostituição. Mas depois que me converti, há 27 anos, toda a minha família se voltou para a Igreja", explica o cantor.

O compositor e cantor católico José Cosme de Oliveira, mais conhecido como Cosme, foi o responsável por animar o público que comparecer, no meio de tantas dificuldades, Cosme é testemunha que o Senhor pode transformar vidas, pois superou as adversidades servindo a Deus por meio da música.

Cosme, homem de Deus, nascido no Rio de Janeiro, que é testemunha viva do que o Senhor pode fazer em nossa história. Sua adolescência e infância foram muito tumultuadas. Vindo de uma família pobre e desestruturada, Cosme se envolveu muito cedo com as drogas crescendo em meio ao tráfico nos morros do Rio. Até que, em meio a um temporal, o barraco de sua família desabou e ele foi convidado a participar de um seminário de vida, por um grupo da Igreja, que socorreu as famílias desabrigadas atingidas pelo desabamento. A partir daí sua vida mudou, passaram-se 18 anos e hoje, Cosme serve a Deus na música, na pregação e no testemunho de vida.

Como compositor, Cosme teve muitas de suas canções gravadas por grandes nomes da música católica como: "Deus precisa de ti", "Me faz novo", "Marchando para o Senhor", e pelo menos outras dez músicas que se tornaram tão populares que são cantadas dia a dia em todo Brasil, em grupos de oração, celebrações e nos mais diversos eventos. Algumas destas canções foram incluídas no seu primeiro CD. A música de Cosme tem público certo: grupos de jovens, dias de louvor e encontros.

O estilo musical dele? Todos! Forró, rock, pop, axé, calypso, caboclinho, carimbó, balada, samba e muito mais. O show teve um repertório, músicas como: Tira o Homem Velho, Meu Amigo João, É Pra Vencer, Passeio de Caranguejo, Derrama Unção e Em Mim não Mandará. Além é claro das músicas Pipoca e Dança do Esquisito, que já são sucesso em todo Brasil.

Cosme: “Em primeiro lugar esqueçam que o melhor é sempre vencer… O melhor é evangelizar… É lógico que todos querem o primeiro lugar. Mas, ser primeiro não é sinal de que aquela música vai ser a que o povo vai lembrar mais adiante. Pense sempre em deixar a música tocar no coração de quem a ouvir… Esta é a vitória: anunciar Jesus… Agora, se der para fazer isso e ainda levar o primeiro lugar, melhor ainda (Risos). Força e santidade! Vosso servo Cosme.”

Nenhum comentário: