27 de junho de 2011

ROSALBA ABRE OFICIALMENTE O CAMPEONATO MUNDIAL DE BASQUETEBOL MASTER


A governadora Rosalba Ciarlini abriu oficialmente os jogos do Campeonato Mundial de Basquetebol Master, que acontecem em Natal até o dia 3 de julho. A solenidade aconteceu na noite deste sábado (25), no Ginásio Nélio Dias, zona norte. "Sintam-se todos em casa, bem-vindos ao Brasil, Rio Grande do Norte, Natal. Eu, Rosalba Ciarlini, declaro abertos os jogos", disse, recepcionando os 3.200 atletas de 29 países que desfilaram e apresentaram as delegações que competirão neste que é um dos principais eventos esportivos do mundo.

Após a entrada de todas as delegações, a governadora acompanhou a entrega de seis cadeiras de rodas, feita pelo Cônsul Honorário da Alemanha, Axel Geppert, ao presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef-RN), Eduardo Gomes. As cadeiras serão destinadas à equipe de basquete paraolímpico do RN e foram doadas a partir de uma parceria entre o Governo da Alemanha e o Governo do Estado. Em seguida, Rosalba Ciarlini foi homenageada pela menina Lane Melo, que interpretou uma canção e pediu a união dos atletas para uma competição saudável.

Para o presidente da Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM), Carlos Alberto Galvão, é uma imensa satisfação “trazer para a minha terra a maior competição internacional que se tem conhecimento”. Além de falar sobre a importância do Campeonato, que reúne alguns dos maiores atletas de basquetebol do mundo, Carlos Alberto abordou a hospitalidade do povo potiguar e as belezas do estado, já que eventos desse porte incrementam o turismo. “Que o calor da nossa hospitalidade aqueça seus corações e os estimulem a conhecer os atrativos turísticos desta cidade maravilhosa”, disse.

A governadora Rosalba Ciarlini também falou sobre a importância do evento esportivo, não só para fortalecer os laços de amizade entre os povos e a cultura do esporte no país, mas também para atrair cada vez mais visitantes. “Se cada uma dessas 3.200 pessoas que vieram a Natal competir trouxer pelo menos um acompanhante, esse número de visitantes em nosso estado dobra. Isso é muito bom para o turismo potiguar, pois além de competir, eles vão conhecer nossas belezas e, com certeza, voltarão ao país a passeio”, observou, lembrando que eventos internacionais como o Campeonato Mundial de Basquetebol Master e o Meeting de Ginástica Artística – que também acontece neste fim de semana em Natal – significam muito para o Rio Grande do Norte e servem de preparação para a realização da Copa do Mundo em 2014.

Participaram também da solenidade o representante do Ministério das Relações Exteriores na Região Nordeste, Isnard Penha; o presidente da Federação Internacional de Basquetebol Master (Fimba), Rubem Lamas; os secretários de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, e da Segurança e da Defesa Social, Aldair da Rocha; a Conselheira Geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; o comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo; comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas; a reitora da UFRN, Ângela Paiva; o deputado estadual Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; e o secretário-chefe do Gabinete Civil do Município de Natal, Kalazans Bezerra, representando a prefeita Micarla de Sousa.

Os jogos do Campeonato Mundial de Basquetebol Master acontecem em ginásios públicos e privados de Natal. Para mais informações sobre as partidas, acesse o site oficial da FBBM: www.fbbm.org.

Nenhum comentário: