19 de setembro de 2011

TRIBUNA DO NORTE VEÍCULA MATÉRIA QUE TRAZ CARNAÚBA DOS DANTAS NA LISTA DAS CIDADES COM O MENOR GRAU DE POBREZA DO RN


Com o título PEQUENOS ARRANJOS: A GRANDE SACADA, o Jornal Tribuna do Norte, neste domingo, 18 de setembro, estampa em suas páginas, matéria fundamentada no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que coloca nossa Carnaúba dos Dantas na lista das cidades com menos pobreza do RN, colocando o seguinte:

O que os municípios de Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas(Foto), Santana do Seridó e Ipueira têm em comum além da localização geográfica e do pequeno número de moradores? Os quatro estão no topo da lista de cidades potiguares com menor grau de extrema pobreza. O ranking foi elaborado com base nos dados de renda familiar do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Timbaúba, os recenseadores apontaram apenas 92 moradores com renda familiar abaixo de R$ 70, ou seja, pessoas que sobrevivem com apenas R$ 2,30 por dia.

Entre os dez municípios com menor índice de pobreza, sete são do Seridó. “Isso mostra que o combate à miséria não depende de projetos mirabolantes. A região do Seridó há muito não recebe grandes projetos desenvolvimentistas. No entanto, tem os melhores índices de desenvolvimento humano”, diz o economista Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte. O menor porcentual de pobreza foi verificado na cidade de Timbaúba dos Batistas.

Outra fonte de renda vem das aposentadorias da Previdência Social. O sustento as famílias tiram do que colhem nas lavouras. Nos últimos anos, dois problemas empurraram a economia municipal para baixo: a irregularidade do inverno e o pagamento de empréstimos consignados, uma praga que levou os aposentados ao endividamento.

Localizada em cima de uma serra, João Dias enfrentou secas e inverno acima do normal nos últimos anos. Nos dois casos, a agricultura de subsistência foi prejudicada com o mesmo rigor.

Atraídos por juros baixos, dinheiro farto e ofertas tentadoras, os aposentados carregaram nos empréstimos. Hoje, enfrentam a ressaca pagamento das parcelas com juros acertadas com os bancos e financeiras.

Em função disso, o peso da assistência social aumentou. A prefeitura é quem praticamente banca tudo: do medicamento para jovens, idosos e crianças, até transporte para deslocamento de estudantes e também de pacientes para as cidades-polo da região e até Natal, a mais de 300 quilômetros de distância. “Temos uma despesa alta com medicamentos”, afirma a secretária de Administração, Maria de Fátima Brito. As obras da prefeitura em parceria com o governo federal são um alento. No município estão sendo construídos um estádio de futebol, casas populares e uma área de lazer.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA, ACESSANDO O LINK ABAIXO:

http://tribunadonorte.com.br/noticia/pequenos-arranjos-a-grande-sacada/196346

DO BLOG: Em outros tempos nossa cidade foi considerada pelo Indice de Desenvolvimento Humano dos Municípios – IDHM, a 3ª cidade do RN, e é graças ao setor ceramista e outras indústrias da cidade que recebemos esse importante atestado…

NOSSOS PARABÉNS A TODOS AQUELES CARNAUBENSES QUE FAZEM SUA PARTE PELO CRESCIMENTO DA NOSSA CIDADE !!!

Nenhum comentário: