7 de abril de 2016

WHATSAPP ATIVA ENCRIPTAÇÃO DE MENSAGENS PARA TODOS OS USUÁRIOS

whatsapp criptografia


O WhatsApp atualizou o aplicativo em todo o mundo, ativando uma função fixa e permanente de encriptação de todas as conversas e chamadas de voz feitas pelo app. A encriptação, teoricamente, faz com que apenas o remetente e o destinatário tenham acesso à mensagens, com até mesmo a “central” do app recebendo apenas os dados “embaralhados”.

A medida coloca bilhões de conversas potencialmente fora do alcance de autoridades que desejem monitorar conversas (o app transmite 42 bilhões de mensagens por dia). A decisão vem uma semana após a conclusão da briga judicial da Apple com o FBI, no qual a agência americana queria que a empresa desbloqueasse o iPhone de um terrorista morto, e meses após a prisão de um executivo do Facebook no Brasil porque o WhatsApp não queria liberou mensagens de um suspeito, mesmo com ordem judicial.

O uso da encriptação negaria a utilidade de ordens judiciais como a brasileira: se nem o app tem acesso ao conteúdo durante a transmissão, não tem o que entregar às investigações policiais.

Nenhum comentário: