22 de setembro de 2012

O HORTO DE FÉ DO MONTE DO GALO E A ABENÇOADA TERRA DA SANTA DAS VITÓRIAS …


De longe se vê, imponente e majestoso, sombreando a cidade e abençoando a nossa Região do Seridó: MONTE DO GALO, principal ponto turístico religioso de Carnaúba dos Dantas. Lá no alto se encontra um Cruzeiro, feito de cimento armado, um obelisco bento oficialmente em 25 de outubro de 1928. Os mais antigos contam que os habitantes da cidade, em certa época, ouviam o cantar dum galo em cima do serrote, anunciando que ali seria um lugar sagrado e especial.
Pedro Alberto Dantas, depois de receber graças, liderou o movimento de construção do cruzeiro, e fez a doação da imagem de Nossa Senhora das Vitórias. Dois anos após a bênção do Cruzeiro, foi construída uma capela no alto do serrote, dedicada a Nossa Senhora das Vitórias, tendo sido benta em 25 de outubro de 1930, com o comparecimento de cerca de 1500 pessoas.
Dois milagres operados pela devoção a santa são destacados naquele período: O inicial, em 27 de setembro, data da primeira bênção, quando uma tempestade de vento fez tombar o Cruzeiro, não deixou nenhuma pessoa ferida e não houve, também, a perda total da estrutura do monumento, e outro, em 25 de outubro, quando a cruz, depois de muita dificuldade, entrou no seu encaixe, sob a ameaça dos rústicos andaimes caírem com as pessoas abismo abaixo.
O Monte do Galo é marcado por 14 estações da Via-Sacra, idealizadas por D. José Adelino Dantas, na intenção de homenagear as famílias de Carnaúba dos Dantas, em especial ao fundador da cidade, o Coronel Caetano Dantas Correia.
ABAIXO, PARA DELEITE DE FÃS E FIÉIS À SANTA DAS VITÓRIAS, ALGUMAS PAISAGENS DO MONTE DO GALO:


Nenhum comentário: