Mais de 15 padres da Diocese de Caicó participarão da sagração episcopal de Padre Antônio Carlos da Cruz, as 9 horas do próximo sábado (10), na Paróquia de São Pedro de Alcantara, em São Gonçalo (RJ). Muitos já estão na cidade. A cerimônia terá como celebrante principal o bispo emérito de Pinheiro (MA), dom Ricardo Paglia, e co-ordenantes dom Fernando Panico (Crato-CE) e dom Jaime Vieira Rocha (Natal-RN).
Em contato com o Blog do Marcos Dantas, um dos responsáveis pelo acolhimento dos que vem de outros Estados, para participar da ordenação confessou que a paróquia espera, no mínimo 200 pessoas, vindas de vários estados brasileiros, fora os da própria comunidade. Os “turistas” serão hospedados nas residências de famílias da paróquia. A posse de dom Antônio Cruz na Diocese de Caicó será no dia 24 de maio, a partir das 17 horas em frente a Catedral de Sant’Ana.
Conheça o novo bispo de Caicó:
Mons. Antônio Carlos Cruz Santos, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de novembro de 1951) é um sacerdote católico brasileiro, e o 7º bispo diocesano de Caicó. Cresceu no Rio de Janeiro mas foi batizado e crismado em Penedo, terra de seus pais. Ordenado em 1992, o padre empenhou-se na formação de seminaristas. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração aos 22 anos, em Juiz de Fora
Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu. Fez a experiência do noviciado em 1987, profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988, concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, Belo Horizonte e sua ordenação presbiteral foi em 12 de dezembro de 1992.
Antônio exerceu suas atividades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Esteve em vários países da América Latina e da Europa no decorrer de um ano letivo, exercendo a função de mestre de noviços. Ainda foi:
- Vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, enquanto trabalhava na Cidade de Deus
- Vigário na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, quando em Contagem trabalhava com estudantes de Teologia, por três
anos
- Vigário na paróquia de São Judas Tadeu, em Belford Roxo, atuando por quatro anos
- Vigário na paróquia Senhor Bom Jesus, de Pirassununga
- Vigário na paróquia de Nossa Senhora da Soledade, Itajubá
- Provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012
- Provincial em Juiz de Fora, até a data de sua nomeação como bispo
- Entre 1995 e 1997, foi formador dos juniores. De 1998 a 2001, promotor vocacional e formador dos postulantes. Mestre de noviços de 2003 até 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário