15 de julho de 2021

PREFEITO E SECRETÁRIO VISITAM O PROJETO FÁBRICA DE SOLOS EM PICUÍ-PB



O Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho e o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca João Maria, estiveram nesta terça-feira, 13 de Julho de 2021, na cidade de Picuí-PB no IFPB, conhecendo a Fábrica de Solos; desenvolvimento sustentável com foco na cooperatividade.
O projeto vem transformando os resíduos orgânicos do município em adubo e em material adequado para cobertura do solo em propriedades rurais de agricultores familiares. A equipe foi recebida pelo coordenador do NEA - núcleo de estudos em agroecologia, pelo professor Montesquieu Vieira e pelos discentes voluntários do NEA do curso superior de Agroecologia, Pedro Henrique e Alicia Zeferino, além do servidor Allysson Tércio que realiza a trituração dos resíduos. Durante a visita foram apresentadas as máquinas, o processo de compostagem e os resíduos já triturados e prontos para serem entregues, além de uma experiência em campo com o uso dos resíduos na cultura da palma forrageira.
“Municípios agroecológicos e políticas de futuro - Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional”, produzido pela Articulação Nacional de Agroecologia – ANA.
“Nossa instituição e o curso de Agroecologia tem o papel de dialogar e auxiliar na construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável. E nessa perspectiva, estamos disponíveis para visitas e parcerias”, afirma o coordenador do NEA.
“O município tem interesse no projeto, recebi a cópia do documento e vamos discutir para colocar em prática em nosso município”, destacou o Gestor Municipal Joaquim de Medeirinho.

Nenhum comentário: